Mostra traz acervo de fundação portuguesa pela primeira vez ao Brasil

Da Redação

Divulgação/CCBB

"O Tempo sob Medida" é a nova mostra do CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil, que exibe pela primeira vez no país o acervo da Fundação Medeiros e Almeida. Fundada em Lisboa em 1973, a fundação contém a maior coleção de relógios preciosos do mundo, e abriga em seu acervo nove mil peças entre relógios, mobiliário, pinturas, porcelanas da China, ourivesaria, joalheria, artes sacras, escultura e têxteis, de diferentes séculos.

O fundador António Medeiros e Almeida, considerado um dos mais importantes colecionadores de arte de Portugal, doou para a Fundação todos os seus bens, incluindo a casa-sede onde viveu durante 30 anos, um palacete oitocentista no centro de Lisboa. A entidade é considerada hoje um dos museus mais importantes de Portugal.

E agora suas peças estarão expostas no Rio de Janeiro. A mostra traz 200 modelos dos mais diferentes relógios do mundo, combinando materiais como ouro, marfim, bronze e pedras preciosas. As preciosidades marcaram vidas de notáveis personalidades do século XVII ao XIX. "O tempo sob medida" fica no Rio até 14 de setembro, com curadoria de Luiz Geraldo Dolino. As peças selecionadas pelo curador marcam as ocorrências estéticas a contar de 1808, data a partir da qual são visíveis os primeiros sinais recorrentes da cultura européia chegada ao Rio de Janeiro junto com a família real portuguesa.

É a primeira vez que as peças saem de Portugal, uma das salas da Fundação será transferida integralmente para o CCBB. Entre os destaques, estão relógios franceses fabricados pela Casa Breguet, como um grande relógio de mesa do século XIX, proveniente do Palácio Imperial de Schönbrun, pertenceu à Imperatriz Sissi da Áustria. Outra peça considerada luxo máximo da arte sacra é a Virgem com o Menino – relógio autômato de coluna em bronze dourado, cujo movimento se encontra no interior de base hexagonal em ébano. Na coroa da Virgem Maria, o relógio tem as horas gravadas em ouro.

"O tempo sob medida" contará ainda com mobiliário de época, pinturas, ornamentos e tapeçarias também do acervo da Fundação Medeiros e Almeida, complementando a coleção de relógios. A exposição, com apoio do Instituto Camões, ocupa o segundo andar do Centro Cultural Banco do Brasil.

O Tempo sob Medida Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro Rua Primeiro de Março, 66 Tel: (21) 3808.2020 De 29 de julho a 14 de setembro De 3ª a domingo, das 10h às 21h Entrada franca

Deixe uma resposta