Mostra Famílias portuguesas de São Bernardo

Mundo Lusíada

 

Foto Mundo Lusíada

>> A secretária de Educação e Cultura, Iara Gobbet, o presidente da Comissão Organizadora das comemorações do Bicentenário, Ramos de Oliveira, e Manuel Almeida, que integra a mostra de famílias portuguesas.

No último 14 de agosto, foi aberta a exposição “Famílias Portuguesas em São Bernardo do Campo”, parte integrante da programação do Bicentenário promovida pela Prefeitura Municipal. Em representação ao prefeito William Dib, esteve presente o presidente da Comissão Organizadora das Comemorações do Bicentenário, e subprefeito de Riacho Grande, Ramos de Oliveira, ainda a secretária de Educação e Cultura, Iara Gobbet, além de Osmar Lusseal, do Departamento de Ações Culturais, e Carlos Silva, da Secretaria de Relações Internacionais.

A mostra reúne 61 fotos de famílias de origem lusitana, além de artesanatos e objetos pessoais como lenços, bordados e enfeites típicos portugueses. Entre as famílias da região retratadas na exposição está a família do português José Bidarra (Panificadora Tranza), de André da Silva Magalhães (presidente da Casa de Portugal do Grande ABC), de Manuel Almeida (Vinhos Almeida), e família da Márcia Rodrigues (presidente do Elos Clube do Grande ABC), além do português Antônio Augusto Vida, fundador de uma das primeiras padarias da cidade.

Durante o evento, representando a comunidade portuguesa, André Magalhães agradeceu a iniciativa cultural e disse estar lisonjeado pela homenagem ao povo. Em seu pronunciamento, Ramos de Oliveira destacou a importância da integração entre a comunidade, agradeceu ao prefeito e ao vereador Admir Ferro, idealizador da comissão criada para as comemorações. Sobre o projeto de geminação entre São Bernardo e Aveiro, Oliveira confirmou que falta disponibilidade de agenda mas garantiu que será concluído. “Nós não estamos fazendo média com povo português, nós estamos aplaudindo o povo português”.

A abertura da mostra contou com apresentação do grupo Trio Fado Brasil, além da exibição de um filme sobre Portugal. Formado há dois anos, o Trio Fado Brasil nasceu na FAAT (Faculdade Aberta da Terceira Idade de São Bernardo), com integrantes a partir de 50 anos. Segundo a descendente de madeirense Milla, que canta o fado há dois anos, as apresentações do grupo acontecem geralmente em hotéis e restaurantes.

Além do vocal e instrumental, eles apresentam também um grupo de dança, formado por 10 componentes, que participam nas canções do folclore português como Uma Casa Portuguesa. Para o repertório da noite, o Trio Fado Brasil trouxe ainda sucessos como Mouraria, Coimbra, Nem as Paredes Confesso, entre outras.

Regiões de PortugalAs províncias portuguesas também estão expostas na mostra. O artista plástico lusitano Herlander Gomes apresentou ao público suas obras representando a cultura portuguesa, e inseridas na programação do Bicentenário. “Não é em todo lugar do Brasil que se faz alusão às coisas portuguesas. São Bernardo está de fato de parabéns por ter feito isso, e também porque pediu colaboração aos órgãos que existe na região como a Casa de Portugal do Grande ABC, o Elos Clube do ABC” disse Herlander ao Mundo Lusíada.

A Casa de Portugal colaborou com os seus quadros que permanecem expostos na Taberna de Fados, do clube. Caracterizando as regiões de norte à sul de Portugal, as pinturas simbolizam uma cultura que está mais presente nas aldeias, onde se “mantém um pouco do tradicionalismo” defende o artista, natural de Abrantes, região central de Portugal. Dos trabalhos desenvolvidos por ele desde 2005, seu preferido é Lisboa, que retrata a tradição da varina. “É uma mulher que vende peixe, ela tem um cantar todo especial anunciando o peixe. A armada principal portuguesa está lá em Lisboa, e os marujos, agora já não tanto, viviam atrás das varinas” descreve Herlander.

A exposição das famílias portuguesas, assim como as pinturas do artista, permanecem no Serviço de Memória e Acervo da Cidade até 15 de setembro, no endereço Alameda Glória, 197 Centro – São Bernardo/SP.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: