Mostra do Museu de Arte Sacra de São Paulo reúne presépios de 20 países

Da Redação

Presépio Peruano. Foto: Divulgação

Às vésperas do Natal, o Museu de Arte Sacra, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, mantém até janeiro a exposição A Arte em Presépios – composta por 37 presépios cedidos por colecionadores particulares e consulados de 20 países.
Entre as nações representadas estão Polônia, Portugal, França, Alemanha, Espanha, Itália, Israel, Estados Unidos, México, Uruguai, Colômbia, Chile, Venezuela, Argentina, Peru, Guatemala, Equador, El Salvador, Zimbabwe e Nigéria. A mostra oferece ao público a oportunidade de conhecer a diversidade cultural da representação do nascimento de Cristo, sob a ótica de diferentes povos. A curadoria é de Beatriz Vicente de Azevedo.
“Além de verdadeiras obras de arte, os presépios apresentam um pouco da história, da cultura e do cotidiano de cada país”, resume o Secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo.
Entre os destaques em exposição está o presépio polonês – szopka (catelo). A peça é exemplo de uma antiga tradição registrada na cidade de Cracóvia, desde o final da Idade Média. A partir de 1937, um concurso para eleger o mais bonito szopka passou a ser realizado na praça principal da cidade, e o vencedor é incorporado ao acervo do Museu Histórico de Cracóvia. No szopka, a cena do nascimento de Cristo é apresentada num misto de castelo e catedral, no estilo das construções da região, confeccionado em papel laminado de diversas cores.
Lhamas e alpacas podem ser animais incomuns em um presépio brasileiro, mas não em um peruano. O Consulado do Peru cedeu um presépio feito de cerâmica, com uma pintura muito delicada, com feições e trajes dos personagens são andinos.
Já o presépio uruguaio é inteiramente feito com produtos naturais: palha de milho, pau de canela, casca de árvore, hortênsia seca. A autora, Ana María Parodi Aparain, estudou no Jardim Botânico de Montevidéu e especializou-se em flora nativa. Esta obra é um exemplo da criatividade que pode ser vista em todos os presépios, diante de um tema tão popular quanto à história de Jesus.
As obras de A Arte em Presépios são elaboradas com materiais variados, como argila, madeira, metal, porcelana, pelos naturais, papel e tecido, trazendo características de suas respectivas origens.
O Museu de Arte Sacra de São Paulo é fruto de um convênio celebrado entre o Governo do Estado e a Mitra Arquidiocesana de São Paulo, e sua instalação datada de junho de 1970. Desde então, o Museu de Arte Sacra de São Paulo passou a ocupar a ala esquerda térrea do Mosteiro de Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Luz e a antiga Casa do Capelão, antes administração e onde, desde 2000, está exposto o acervo de presépios, entre eles o doado por Ciccillo Matarazzo (Francisco Matarazzo Sobrinho). Existe ainda um exemplar do precioso presépio napolitano do século XVIII, composto por 1.620 peças, semelhante aos do Palácio Real de Nápoles e da Basílica de São Cosme e Damião, em Roma.
O Museu recolhe, classifica, cataloga e expõe objetos religiosos cujo valor estético ou histórico recomende a sua preservação.

Exposição
A Arte em Presépios
De 06 de dezembro de 2011 a 08 de janeiro de 2012
Museu de Arte Sacra de São Paulo
www.museuartesacra.org.br
Avenida Tiradentes, 676, Luz, São Paulo
Tel.: (11) 3326-5393 – agendamento/ educativo para visitas monitoradas
Terça a domingo, das 10h às 18h
Entrada: R$ 6,00 (meia entrada R$ 3,00)

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: