Mostra de Pedro Croft agora em São Paulo

Pinacoteca recebe trabalho do artista português Mostra de Pedro Croft agora em São Paulo

Mundo Lusíada Depois de passar pelo Rio de Janeiro, e Minas Gerais, finalmente chega a São Paulo a exposição de um dos grandes nomes da arte contemporânea portuguesa. A exposição de José Pedro Croft é uma promoção do Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria de Estado da Cultura e Pinacoteca do Estado de São Paulo com o apoio Ministério da Cultura, Instituto das Artes, Instituto Camões – Portugal, Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação Luso-Americana.

A inauguração acontece em 23 de janeiro, às 19:30 horas. A mostra José Pedro Croft estará aberta ao público de 23 de janeiro a 25 de fevereiro de 2007, de terça a domingo, 10h às 18 horas.

Divulgação

Em março e abril do ano passado, a mostra passou pelo Museu de Arte da Pampulha, depois seguiu para o MAM do Rio, de julho a setembro, e chega agora à Estação Pinacoteca, em São Paulo.

Segundo informou o Instituto Camões, depois destes itinerários, será lançado um catálogo com o registo de toda a itinerância de José Pedro Croft no Brasil. José Pedro Croft nasceu em Portugal, no Porto em 1957. Desenvolveu ao longo de 25 anos obras que transita entre o desenho e a escultura, e atualmente tornou-se um dos mais destacados artistas portugueses contemporâneos.

No Brasil, o artista já esteve representando Portugal na 19ª edição da Bienal de São Paulo, já em 1987. Na década de 1990 realizou individual na Galeria Camargo Vilaça, e integrou a ainda a mostra Navegar É Preciso, no Centro Cultural São Paulo em 1998. Também na Pinacoteca do Estado de SP, Croft participou recentemente da exposição Portugal Novo, em 2005. A exposição Espelhos e cubos são destaques da exposição de Pedro Croft que reúne 12 esculturas, de piso e de parede, e 12 desenhos. As estruturas geométricas são sempre vistas com relativismo, acompanhadas de espelhos ou cubos. O acervo é uma seleção entre coleções públicas e privadas portuguesas, enfatizando os principais aspectos que singularizam sua produção entre meados da década de 1990 e o início da década atual.

Na primeira sala, esculturas em ferro feitas de 1998 a 2001. na segunda sala, a maioria trata-se de trabalhos em papel, produzidos entre 94 e 2005. Na terceira e última, mais trabalhos em ferro, produzidos em 2005. Muitas de suas esculturas dão impressão de serem irregulares mas com a posição de outros elementos, visto de diferentes ângulos, são regulares e formam uma linha poética das obras de Croft. Exposição José Pedro Croft Abertura ao Público: 23 de Janeiro a 25 de Fevereiro de 2007 Terça a domingo, 10h00 às 18h00 Estação Pinacoteca – Largo General Osório 66 Luz – São Paulo Informações (11) 3337-0185

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: