Da Agencia Lusa
A atriz Glória Pires e os diretores Jorge Furtado e Daniel Filho serão os homenageados da 2ª Mostra de Cinema Brasileiro, que acontece em Lisboa, entre 18 e 21 de outubro. Ao todo, serão exibidos 11 filmes brasileiros.
Segundo a Fundação Luso-Brasileira, organizadora da mostra em parceria com a Empresa Municipal de Gestão de Equipamentos Culturais de Lisboa (Egeac), o objetivo da iniciativa é apresentar o cinema brasileiro contemporâneo ao público português e à comunidade brasileira residente em Portugal.
A mostra terá início com a apresentação a convidados do longa-metragem de Jorge Furtado "Saneamento Básico – o Filme", uma comédia que aborda as desigualdades sociais existentes no Brasil e que conta no elenco com Camila Pitanga e Wagner Moura, protagonistas da novela "Paraíso Tropical", atualmente em exibição na televisão portuguesa.
No dia seguinte, "Saneamento Básico" será apresentado ao público junto com dois outros filmes do diretor, "Houve Uma Vez Dois Verões" e "O Homem que Copiava", este último considerado o melhor filme brasileiro de 2003. Acontecerá, então, uma mesa-redonda com a presença de Jorge Furtado, além de Ilda Santiago, diretora do Festival do Rio, e de Breno Silveira, diretor de "Dois Filhos de Francisco".
O dia 20 é dedicado às parcerias de Glória Pires e Daniel Filho, com a exibição dos filmes "A Partilha", "Se Eu Fosse Você" e "O Primo Basílio", estando previsto um debate com a participação dos dois.
No último dia da Mostra de Cinema Brasileiro são exibidos "Proibido Proibir", de Jorge Durán, "O Céu de Suely", de Karim Aïnouz, "Dois Filhos de Francisco" e "O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias", de Cao Hamburger, candidato brasileiro à indicação para o Oscar de melhor filme estrangeiro.