Ministros de países lusófonos criam Grande Prêmio Cultural

 

Da Agencia Lusa

Lusa

A Ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, durante o VI Encontro de Ministros da Cultura da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), 03 de Novembro de 2007, na Cidade da Praia, Cabo Verde.

Os ministros da Cultura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) anunciaram a criação de um Grande Prêmio Cultural, a ser atribuído de dois em dois anos.

A decisão foi tomada em 03 de novembro na Cidade da Praia, Cabo Verde, no 6º Encontro de Ministros da Cultura da CPLP e por proposta do representante cabo-verdiano, Manuel Veiga.

Em declarações aos jornalistas, o ministro cabo-verdiano explicou que ainda não foi definido o montante do prêmio, mas garantiu que será de, no mínimo, de 50 mil euros.

O prêmio será assegurado por todos os países da CPLP e tem como objetivo distinguir uma instituição ou trabalho pela excelência na criação e produção artística ou intelectual. A cada edição, será escolhido um representante do país-sede da reunião dos ministros da Cultura.

Os ministros de Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde e Guiné-Bissau aprovaram ainda a proposta de Cabo Verde para que o encontro deixe de ser anual a passe a acontecer a cada dois anos.

Não estiveram presentes nesta edição os responsáveis pela pasta de São Tomé e Príncipe e de Timor Leste. O ministro da Cultura brasileiro, Gilberto Gil, também não compareceu, mas enviou representante.

Segundo a Declaração da Praia, aprovada pelos ministros presentes, as próximas reuniões passarão a acontecer em 5 de maio, o Dia da Cultura da CPLP.

Os ministros aprovaram também a realização de uma Feira Cultural da CPLP no país anfitrião dos encontros e apoiaram a proposta de que Angola, Brasil e Portugal se responsabilizem – técnica e financeiramente – pela criação de um site da CPLP dedicado à Cultura.

Os ministros aproveitaram o encontro também para lembrar da recente morte do diplomata brasileiro José Aparecido de Oliveira, "mentor e incentivador da criação da CPLP".

Cabo Verde detém, a partir deste sábado, a Presidência do grupo de ministros da Cultura e tem como responsabilidade fazer os contatos para escolher o país que será a sede da próxima reunião, em dois anos.

Deixe uma resposta