Maestro português volta ao Theatro Paz em Belém do Pará

Da Redação
Com Lusa

De volta ao Brasil, o maestro português Cesário Costa dirige, na próxima quinta-feira, a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP), em Belém, capital paranaense, num programa exclusivamente constituído por peças de compositores portugueses.

Esta é a segunda vez que Cesário Costa dirige a OSTP, agora num concerto que celebra 151.º aniversário do Grêmio Literário e Recreativo Português de Belém, na quinta-feira, às 20:00 locais, no Theatro da Paz, com um programa que inclui a Sinfonia n.º2, em Si bemol menor, de Luiz de Freitas Branco.

Completam o programa o Divertimento n.º 1, de Joly Braga Santos, e a Abertura em Mi Bemol Maior, da ópera “Il Duca di Foix”, de Marcos Portugal, que morreu em 1830, no Rio de Janeiro. Esta peça, na época, composta em 1805, apresentou-se independente do drama, tendo sido elaborada para a temporada de inverno do Teatro de S. Carlos, em Lisboa, desse ano.

No ano passado, Cesário Costa, que foi diretor artístico da Orquestra Metropolitana de Lisboa, dirigiu esta mesma orquestra nos 150 anos do Grêmio, com um programa também constituído por música portuguesa, com obras de Sousa Carvalho, António Fragoso e Braga Santos.

Orquestra do Theatro da Paz e Grêmio Literário unidos em prol da cultura no país, diz maestro

No início deste mês, em Portugal, Cesário Costa dirigiu o V Estágio da Orquestra Sinfónica “Ensemble”, no qual participaram 90 jovens músicos de todo o país, que, após a realização das provas de acesso participaram no estágio da Ensemble – Associação de Escolas de Ensino Particular e Cooperativo, que culminou com um concerto dirigido pelo maestro, no passado dia 17, em Olhão, no Algarve.

Cesário Costa venceu o III Concurso Internacional da Fundação Oriente para Jovens Chefes de Orquestra, em 1997, e, desde então, foi convidado para dirigir várias formações nacionais e estrangeiras.

O seu repertório estende-se do barroco ao contemporâneo, incluindo mais de cento e trinta obras em estreia absoluta.

Cesário Costa, nascido em 1970, em Vila Nova de Gaia, é diretor artístico do In Spiritum – Festival de Música do Porto, maestro titular da Orquestra Sinfónica Ensemble e maestro titular e diretor artístico da Orquestra Bomtempo.

Nos últimos anos, Cesário Costa dirigiu, entre muitas outras, a Royal Philharmonic Orchestra, a Berliner Symphoniker, a Orquestra Sinfônica de Nuremberga, a Orquestra da Ópera de Gotemburgo, a Orquestra Sinfônica Portuguesa, a Orquestra Gulbenkian, a Orquestra Sinfônica do Porto – Casa da Música, a Orquestra Clássica da Madeira, a Orquestra da Extremadura, as Sinfônicas de Múrcia, de Bari, de Liepaja e a de Bilkent, entre outras, como a Opole Filharmonia e a Olsztyn Filharmonia.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: