Luso-Brasileira lança obra “Lisboa: uma escrit(ur)a sobre a minha pele-papel”

Da Redação

A jovem escritora Michelle Sauan esteve dia 13 de outubro na Casa de Portugal de Campinas, em dia de almoço bacalhoada com música luso-brasileira, para lançar seu livro que retrata a capital portuguesa: “Lisboa: uma escrit(ur)a sobre a minha pele-papel”, Chiado Books.

Michelle Sauan é graduada e bacharelada em Letras Português/Inglês (2007) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, onde também é mestra em Linguagens, Mídia e Arte (2019). Investiga questões sobre linguagem, subjetividade, identidade, memória. Atualmente, leciona Língua Portuguesa e Literatura nos Ensinos Fundamental e Médio. Publicou, com a Profa. Dra. Eliane Righi de Andrade, o artigo Devir-mar: agenciamentos na poesia portuguesa (Revista Ipotesi).

Apresenta-se como uma mulher luso-brasileira-oriental, professora, leitora de poema. Ela se torna, também, personagem de sua pesquisa de mestrado, a fim de investigar suas relações com o outro e com a poética cidade de Lisboa.

“Este livro é a instigante e angustiante escrita do romance da minha vida, no qual a língua(gem), que me excita e me mata, também me possibilita cartografar minhas relações com ela, com a cultura, com a paisagem, com o (O)outro, instigando-me a refletir sobre questões de ident(alter)idade. No duplo papel de escritora e de personagem, narro a minha viagem entre o simbólico, o real e o imaginário a Lisboa, por meio da qual as fronteiras geográficas que me separam da cidade se rompem, podendo eu, assim, experienciar o prazer do encontro corpóreo com sua geograficidade. Tornando-me viajante pela urbe, vivo o prazer da descoberta das suas paisagens, da cultura (memórias, histórias, costumes, língua) do outro – que também são minhas – (des)educando meus sentidos para conhecer o mundo, ao dialogar com poemas da literatura portuguesa. Desse modo, afetada pela geograficidade e pela poeticidade, componho percursos geopoéticos dialógicos, trazendo ao leitor o conhecimento geosófico advindo de tais experiências e encontros singulares com Lisboa”.

Autor: Michelle Sauan

Número de páginas: 156

ISBN: 978-989-52-6513-8

Colecção: Compendium

Idioma: Português/BR

Info e compra: [email protected]

https://www.chiadoeditora.com/livraria/lisboa-uma-escritura-sobre-a-minha-pele-papel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend