Livro: Viagem a Portugal transforma batalha contra o câncer numa história de superação

Da Redação

Seria loucura arriscar a vida por um tempo fora do Brasil logo após receber o diagnóstico de câncer, mas não para a personagem principal do novo lançamento da autora Helena Andrade. Em “Por um Novo Olhar”, a escritora paulista conta a história de Marina, uma jovem que não sabe o que fazer com a notícia de uma doença grave. No meio de um casamento em crise, ela decide não contar ao marido sobre o câncer e torce que a tão sonhada viagem programada para a reconciliação possa reatar os laços do relacionamento. Porém, o inesperado acontece: o marido a abandona antes mesmo de saber da doença.

Helena coloca muita emoção ao escrever a história de uma mulher que reconhece as perdas desde seus quatro anos – a morte de sua mãe e de sua avó, o alcoolismo e falecimento do pai, a luta contra a dor de um aborto, o diagnóstico de leucemia e um casamento ruído.

A narrativa da autora poderia se encaixar perfeitamente na vida de qualquer pessoa. E quando as expectativas de sobreviver são imprevisíveis, o essencial é viver.

Diante de tudo que aconteceu, a protagonista pegou a caixa de lembranças deixada pela sua mãe antes de falecer – essa que ela nunca abriu, sua máquina fotográfica e fez as malas. Portugal foi o destino, reencontrar uma grande amiga, esquecer de todos os percalços e se transformar.

Após algum tempo de viagem, Marina começa a se questionar e ao ver seu futuro incerto, um passado desconhecido sendo descoberto pelas cartas deixadas pela mãe, ela precisa redescobrir como aproveitar o presente. A escolha entre viver e sobreviver percorrerá a trajetória desta mulher na busca por reencontrar a si mesma.

A autora Helena, em sua obra Por um Novo Olhar, mostra às mulheres como ressurgir das cinzas, como não esmorecer diante das surpresas negativas, e prova que a busca por um caminho melhor é constante, necessária e gratificante.

Sinopse: Marina passou a vida acumulando perdas, desde a morte de sua mãe quando ela tinha quatro anos. Aos vinte e oito, depois de uma consulta de rotina, ela descobre estar com a mesma doença da mãe. Vivendo um casamento em crise, ela decide não contar ao marido para não estragar a tão desejada viagem de reconciliação, mas é surpreendida pela decisão dele de romper a relação. Sem família e amigos por perto, restam somente os vouchers da viagem, sua velha câmera fotográfica, a caixa de lembranças deixada por sua mãe e o convite da melhor amiga para encontrá-la em Portugal. Porém, ela precisa iniciar a quimioterapia para aumentar as chances de cura. Viajar ou ficar? Misturando o futuro incerto com o passado desconhecido, trazido à tona por relatos de sua mãe nas cartas deixadas para ela, Marina precisará redescobrir como aproveitar o presente. A escolha entre viver e sobreviver percorrerá a trajetória desta mulher na busca por reencontrar a si mesma.

Sobre a autora: Helena Andrade é autora de sete livros publicados, entre eles quatro romances, e também organizadora de duas antologias, nas quais possui contos. No ano de 2017, a sua obra Simplesmente Amor concorreu aos prêmios Jabuti e Oceanos, e ficou por cinco dias consecutivos entre os mais procurados no Skoob. Por amar a literatura, desde a imersão como escritora participou de diversos eventos literários, inclusive organizando muitos. Por este engajamento, no ano de 2015 foi contemplada com o Troféu Mulheres Notáveis – Cecília Meireles, na cidade de Itabira – MG, a terra de Carlos Drummond de Andrade. Nesse ano, criou o Clube de Leitura Mulheres na Literatura. Atualmente, organiza dois grupos na cidade de Campinas, um no Espaço Camerata En Provence e outro na Livraria Leitura do Shopping Dom Pedro. Para 2020, tem a proposta de ter um grupo em São Paulo – Capital e segue com a produção de seu novo livro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend