Livro lança luz sobre a fuga da corte portuguesa para o Brasil

Livro lança luz sobre a fuga da corte portuguesa para o Brasil

 

Da Redação Mundo Lusíada

Divulgação

Recebemos o “1808” com sua 420 páginas. A publicação é resultado de uma investigação jornalística de dez anos, o livro 1808, do jornalista Laurentino Gomes, relata como a fuga da família real portuguesa mudou a história do Brasil e de Portugal.

O livro tem dois objetivos principais, explica o autor. O primeiro é resgatar a história da corte portuguesa no Brasil do relativo esquecimento a que foi confinada e tentar devolver seus protagonistas à dimensão mais correta possível dos papéis que desempenharam duzentos anos atrás.

Nos livros, filmes e outras obras que inspiraram, D. João VI, Carlota Joaquina e outros protagonistas desta história costumam ser retratados de forma caricata. O livro de Laurentino Gomes mostra que os personagens do Brasil de 1808 eram, de fato, caricatos, mas sua importância história não se resume a isso.

“Coube a eles transformar o Brasil, de uma colônia atrasada e ignorante num país independente.”, comenta. O segundo objetivo do livro é tornar esse pedaço da história brasileira mais acessível para leitores interessados nos acontecimentos do passado mas que não estão dispostos a decifrar a rebuscada linguagem dos livros acadêmicos.

Laurentino Gomes é jornalista, formado pela Universidade Federal do Paraná com pós-graduação em Administração pela USP e cursos nas universidades de Cambridge, na Inglaterra, e Vanderbilt, nos Estados Unidos. Tem 30 anos de experiência como repórter e editor de alguns dos principais jornais e revistas brasileiros. Trabalhou oito anos no jornal O Estado de S. Paulo e quinze anos na revista Veja. Atualmente dirige uma unidade da Editora Abril responsável pela publicação de 23 títulos, incluindo as revistas Bravo!, Casa Claudia, Quatro Rodas, Playboy, National Geographic e Viagem e Turismo.

Deixe uma resposta