Lisboa e Campinas: Jornalista lança obra entrelaçando as cidades

 

Da Redação

Divulgação

“Lisboa-Campinas: olhares cruzados” é a recente obra lançada pelo jornalista Fernando Kassab sobre o entrelaçamento de ambas cidades trazendo semelhanças e diferenças entre elas. Num trabalho fotográfico iniciado em maio de 2000, o livro demonstra sua admiração pela capital portuguesa e pela cidade brasileira onde vive há 40 anos, é um passeio entre Lisboa e Campinas trazendo olhares fotográficos de diversos lugarejos.

Foram duas viagens a Portugal até a finalização do trabalho, totalizando quase 100 rolos de filmes. Do olhar singular na captação da arte do visível e da essência do entrelaçamento entre as culturas, nasceu a obra com 280 páginas e 350 fotos, publicada pela Editora Arte Escrita.

A influência do olhar fotográfico surgiu da inspiração de grandes mestres do preto e branco. “Permeando as fotos, optei pela utilização de fragmentos de ‘Os Maias’, romance de Eça de Queirós e pelos textos do romance ‘A Febre Amorosa’, de Eustáquio Gomes, jornalista e escritor de Campinas”, completa Kassab.

Os temas são os mais variados, e diversos elementos como arcos e passagens, as janelas dos olhos, as pedras do caminho, crianças campineiras e lisboetas, um lugar na paisagem, os bichos, monumentos públicos, as luzes das cidades, sombras e reflexos, o testemunho de fé. “O leitor vai enfrentar ondas que o levarão de um continente para outro, de um país para outro, de uma cidade para outra. Terá de admirar e surpreender-se ainda ao deparar com outros fantasmas da lembrança que o conduzirão a outras planícies ou montanhas, para alhures, nestes territórios de dobras em permanente trabalho de diluição e de recomposição, que chamamos de memória” traz o prefácio de Ethienne Samain, professor titular do Instituto de Artes da Unicamp.

Fernando Kassab decidiu lançar o seu livro no início de dezembro, mês de luta contra o HIV/Aids. Nesta campanha, toda a renda da comercialização do “Lisboa-Campinas” foi revertida para o Centro Corsini, referência no tratamento e prevenção da doença. “Foi necessário o surgimento de um segundo livro, o ‘Delícias das Sinhás’, no qual participei dos resgates das receitas, produção gastronômica e fotográfica para que ‘Lisboa-Campinas’ finalmente viesse à luz, exatamente na comemoração dos 20 anos do Centro Corsini e 10 de criação do Projeto Pão da Vida”, explica Kassab.

Segredo da doçaria das Sinhás Publicado pelo Centro de Memória da Unicamp e pela editora Arte Escrita, no último 04 de dezembro, o jornalista Fernando Kassab promoveu o lançamento de duas obras. “Delícias das Sinhás – Histórias e Receitas culinárias da metade do século XIX e início do século XX”, é uma parceria com a Unicamp, e traz a participação dos pesquisadores Héctor Hérman Bruit, Deborah D’Almeida Leanza e Fernando Antonio Abrahão.

Apresentador dos quadros semanais “Todo Sabor” e “Caminhos da Roça”, da EPTV–Campinas (afiliada da Rede Globo) com dicas de gastronomia, o jornalista acabou por lançar a obra que remonta receitas feitas nos séculos passados. Trata-se de um passeio na história de Campinas, dos modos à mesa, das descrições das salas de jantar e do ambiente onde as receitas eram preparadas, do mobiliário e dos utensílios usados na preparação e no ritual de servir os doces.

De 200 receitas tradicionais de famílias campineiras do fim do século XIX recuperadas pelo Centro de Memória da Unicamp, 82 foram testadas e retratadas da mesma forma como eram servidas na época. Destaque para os doces que eram criados e enfeitados pelas próprias Sinhás após o trabalho das escravas. Os extintos fogões à lenha das fazendas e dos solares dos barões do café da região de Campinas, interior de São Paulo, esconderam por décadas um traço importante da rotina das Sinhás e de suas escravas escolhidas a dedo para cuidar da alimentação da família. Do resgate histórico das receitas, foi possível decifrar a transformação da culinária de origem portuguesa através da junção das culturas africana e indígena na cozinha dessas Sinhás.

Também foi de autoria do jornalista, um minucioso ensaio fotográfico sem equipamentos digitais, com muitos elementos de cenografia, procurando refletir como eram feitos cada um dos doces das Sinhás. “Mantive a iluminação natural, sendo um trabalho artesanal, de horas de duração, assim como eram produzidos cada doce”, comenta Kassab.

A partir desta quinzena de dezembro, o conteúdo da obra estará disponível para o público nas livrarias nacionais e no site www.editorartescrita.com.br.

Autor Nascido em São Paulo, Fernando Kassab mora em Campinas, conhece e freqüenta Lisboa desde 1995. Já foi colunista, repórter e editor dos jornais “Diário do Povo” e “Correio Popular”, de Campinas. Foi repórter das revistas “Gula” e “Veja Paulista”, da qual foi crítico gastronômico em todo o interior paulista. Desde 1997 trabalha na EPTV, apresentando os quadros “Prato Fácil”, no Jornal Regional, e “TodoSabor”, no programa “Caminhos da Roça”. Criou e é o responsável pelo site “TodoSabor”, para o portal EPTV, onde também escreve uma coluna de assuntos variados, e colabora mensalmente com a revista “Terra da Gente”. Autor do livro de receitas “Prato Fácil”, publicado em 2005, em 2007 adaptou, produziu e fotografou as receitas do livro “Delícias das Sinhás”, lançado juntamente com “Lisboa-Campinas”.

1 Comment

  1. Eu e minha Esposa Silvana estivemos em Lisboa em Junho , encontramos com o Fernando na Igreja de Sto Antonio…Pessoa Boa e Agradável…conversamos muito , lógico que o assunto foi comida…

Deixe uma resposta