Lançado em SP o Anuário Luso-Brasileiro de Artes Plásticas

 

Ao todo, o material reúne 115 artistas, com uma grande diversificação de estilos e conceitos, trazendo uma idéia abrangente da produção contemporânea de arte executada no Brasil e em Portugal.

Mundo Lusíada

Divulgação

>> A escultora Margarita Farré e a artista e editora do Anuário, Maria dos Anjos Oliveira.

No último 03 de fevereiro, aconteceu na Casa de Portugal São Paulo o lançamento do Anuário Luso Brasileiro de Artes Plásticas, um projeto coordenado pela artista e diretora cultural da entidade Maria dos Anjos.

O Anuário Luso Brasileiro de Artes Plásticas 2010/2011 coloca, lado a lado, significativos representantes das artes visuais de Brasil e de Portugal, e pretende estabelecer pontes de intercâmbio entre os artistas de países lusófonos.

Ao todo, o material reúne 115 artistas, com uma grande diversificação de estilos e conceitos, trazendo uma idéia abrangente da produção contemporânea de arte executada no Brasil e em Portugal.

Ao Mundo Lusíada, Maria dos Anjos falou sobre a iniciativa, que vai além da divulgação de artistas. Segundo ela, além do Intercâmbio entre artistas de qualquer nacionalidade desde que residam num dos Países da Lusofonia, o material permite também o intercâmbio cultural entre as Nações.

Para a escolha, um selecionado grupo de críticos sugeriram ao longo do processo os artistas a serem chamados para comporem o livro. Dentre estes artistas estão os que já tiveram trabalhos expostos na Casa de Portugal São Paulo. “A maioria dos artistas (com exceção de alguns poucos) já expuseram ou participaram de mostras na Casa de Portugal” afirmou.

O Anuário será divulgado em diversas capitais e cidades interioranas do Brasil, onde houver interesse e artistas participantes. E também será lançado em Portugal, ainda no ano corrente. “O presente Anuário segue para diversos museus do Brasil e do Mundo, participando assim, do intercâmbio cultural a que nos propusemos desde o início” afirma Maria dos Anjos.

O material deverá ser lançado de 2 em 2 anos, sendo um ano para selecionar e o outro para concretizar o projeto.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: