JSD pede anulação do título de doutor ‘honoris causa’ a Lula, decisão não será revista

Da Redação
Com Lusa

O ex-presidente do Brasil, Lula da Silva, a presidente Dilma Rousseff, o presidente português Cavaco Silva, e Primeiro-Ministro luso Jose Sócrates durante evento na Universidade de Coimbra, 30 Março 2011. Foto: PAULO NOVAIS/LUSA
O ex-presidente do Brasil, Lula da Silva, a presidente Dilma Rousseff, o presidente português Cavaco Silva, e Primeiro-Ministro luso Jose Sócrates durante evento na Universidade de Coimbra, 30 Março 2011. Foto: PAULO NOVAIS/LUSA

A Juventude Social-Democrata (JSD) pediu em 23 de março à Universidade de Coimbra (UC) a anulação do grau doutor ‘Honoris Causa’ atribuído em 2011 ao ex-Presidente do Brasil Lula da Silva, mas o reitor disse que a decisão não será revista.

Numa carta aberta enviada ao reitor João Gabriel Silva, a que a agência Lusa teve acesso, a estrutura concelhia de Coimbra da organização juvenil do PSD solicita a anulação da investidura do antigo chefe de Estado devido às acusações de corrupção de que é alvo pela justiça brasileira.

“Clamamos, portanto, na sequência dos acontecimentos recentes, a anulação do grau de doutor ‘honoris causa’ a Luiz Inácio Lula da Silva por cessação das causas que fundamentaram a sua atribuição: o seu “prestígio internacional”, lê-se no documento.

Para a JSD, “é apanágio desta nossa casa [UC] a transmissão da verdade, das boas práticas administrativas, da competência, transparência, defesa dos interesses públicos e não instrumentalização do magistério público em benefício pessoal”.

A investidura de Lula da Silva decorreu em março de 2011, por proposta da Faculdade de Direito, como forma de reconhecer o seu “prestígio internacional” e a atenção que dedicou “aos grandes problemas do mundo e a sua influência na preservação da amizade que une Portugal e o Brasil”.

A JSD de Coimbra considera que a imagem internacional da UC, em particular no Brasil, país de onde chegam mais estudantes estrangeiros, “é fundamental para a promoção e expansão da nossa ‘alma mater'”.

“Com o prestígio internacional vem também a enorme responsabilidade de proteger o nome da UC. Mais ainda, sendo bandeira da sua equipa – que aplaudimos e que tantos frutos tem dado – a atração de estudantes e investigadores estrangeiros para a nossa universidade”, refere a carta aberta dos jovens social-democratas.

Em declarações aos jornalistas, à margem da tomada de posse dos órgãos do Centro Académico e Clínico de Coimbra do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra/Universidade de Coimbra, o reitor João Gabriel Silva disse que a decisão de atribuir o título a Lula da Silva não será revista.

“Posso dizer com muita clareza que a história não se reescreve. Nós atribuímos o doutoramento ‘honoris causa’ ao Presidente Lula da Silva com pleno convencimento de que era uma atitude correta e justa e esse julgamento foi consciente e mantém-se”, sublinhou o académico.

Segundo João Gabriel Silva, “ainda falta muito para a história contemporânea do Brasil ser escrita, de modo que não haverá nenhuma revisão da atribuição do grau de ‘honoris causa'”.

O antigo presidente do Brasil, que governou entre 2003 e 2011, está a ser investigado no âmbito da Operação Lava Jato, que investiga corrupção, fraude e branqueamento de capitais, nomeadamente na Petrobras, a mais importante empresa no país.

O envolvimento de Lula da Silva no caso desencadeou uma onda de protestos contra o governo de Dilma Rousseff, que mobilizou mais de seis milhões de brasileiros no último dia 13.

Lula tomou posse como ministro de Dilma Rousseff há uma semana, mas a sua nomeação está suspensa, devido a vários recursos nos tribunais.

O Ministério Público de São Paulo pediu a prisão preventiva de Lula depois de o acusar formalmente de crimes de lavagem de dinheiro e falsificação de documentos, por alegadamente ter ocultado que é dono de um apartamento de luxo num edifício de uma construtora implicada no caso de corrupção que está a ser investigado no âmbito da Operação Lava Jato.

34 Comments

  1. Nos brasileiros não ligamos para títulos, mas para políticas sociais! O Lula jamais vai perder o verdadeiro título de Pai dos pobres!!!

    #NaoVaiterGolpe!! #Portugalquecuidedosseus!

    Ou a JSD está mal informada, ou é muito oportunista!!!

    Cuidem dos seus, Portugal!! Que já seria bom, porque vocês vão de mal a pior, e já faz tempo!!!

    1. Passados dois anos, cara comunista, vemos seu querido condenado, mantido em liberdade por força de liminar do STF. Terei o maior prazer de incomodar em breve os amigos da JSD para provocar novamente a reitoria, pois ter um presidiário chefe de quadrilha semi-analfabeto como Doutor é um deboche, um acinte para com os nossos irmãos portugueses.
      Vergonha. Muita vergonha.

  2. Por que não revisaram isso?
    Ajudariam tanto a nós, brasileiros de bem…
    Estamos pagando caro pelos mal-feitos desse bandido…
    Está árdua a missão de nos livrarmos da quadrilha chamada PT…

  3. Depois os portugueses ficam com raiva dos brasileiros quando ‘zuados’, feitos em pilheria.

    Dar título de ‘doutor’ a uma mula, um bandido, um inculto ‘boca-suja’, um ladrão de crucifixo e pertences da República do Brasil, fora o caráter de ditador e tirano comunista, desonra à Universidade de Coimbra.

    Qual o próximo ‘doutor’ que o reitor homenageará, Nicolás Maburro(Venezuela)?

    ‘(…)
    o reitor João Gabriel Silva disse que a decisão de atribuir o título a Lula da Silva não será revista.

    “Posso dizer com muita clareza que a história não se reescreve. Nós atribuímos o doutoramento ‘honoris causa’ ao Presidente Lula da Silva com pleno convencimento de que era uma atitude correta e justa e esse julgamento foi consciente e mantém-se”, sublinhou o académico.(…)’

  4. Os Patrícios, da JSD, deveriam ter o devido discernimento, para pontuaram a questão levantada. No Brasil formou-se um cartel de comunicação, onde 99% das informações tidas como oficial está nas mãos dos interesse de 5 famílias, com hegemonia do Grupo Globo. Em consonância com a Oposição, Ministro Gilmar Mendes da Suprema Corte que desonra a Suprema Corte, parte do Judiciário,e Polícia Federal, liderada por Sérgio Moro, na Operação Lava Jato, começaram a desviar o foco das investigações, pois Lula e a sua liderança, inverteram prioridades no Brasil, que conflitam com os interesses da Plutocracia. O Brasil pós Lula é um país que atende aos anseios de mais da metade do povo brasileiro. Por isso, que o Moro, vem rasgando a Constituição e afrontando as leis do Brasil. Não conseguiram provar nada contra o Lula. E o Cartel Midiatico liderado pela Globo, vem afrontando a democracia com esse conluio com parte do Judiciário. Mas a Suprema Corte fortaleceu-se nos últimos dias com o povo nas ruas, se manifestando, contra o Golpe promíscuo das forças conservadoras. Não se precepitem, pois esse Golpe vai ser contido e essa situação será revertida.

    1. Espalhar inverdade é a tônico da esquerda caviar, de Saville Row e Rolex e o senhor não perdeu a chance de prestar um desserviço ao Brasil oferecendo apoio a um governo corrupto que, desafortunadamente, nos colocou de joelhos. Perde seu tempo e sua verborragia, os brasileiros de verdade hão de calar-vos e devolve-lo ao ostracismo de onde nunca deveria ter saído.

    2. Mas o Senhor está muito fora da realidade… O Brasil pós Lula é o do maior caso de corrupção sistêmica do planeta terra, coordenada pelo proprio presidente da república.
      Condenado em segunda instância, em breve a UC amargará a realidade de que um dos títulos de doutor foi conferido a um presidiário.
      Vamos levantar assinaturas para que nos seja evitada a vergonha de ter um criminoso brasileiro com tal honraria,

    3. Faço minhas as palavras de Décio Rangel. Não tenho certeza que o golpe será contido, inequivocamente há grandes interesses por trás disso tudo, ou juízes e procuradores de primeira e segunda instância não afrontariam a Constituição e o Supremo Tribunal Federal como fizeram. Para mim são simplesmente amotinados.

    1. Prezados amigos portugueses. 247 é um blog chapa branca, que só existe para endeusar a esquerda, e o criminoso Lula.
      Essa legenda quase quebra o Brasil, nos salvamos apenas pois após a retificação da Lei das Delações premiadas pela Dilma em 2013, pessoas e empresas envolvidas puderam negociar apropria prisão em troca de informações.
      O maior legado do PT vai ser ter tornado possível que nos livrássemos do próprio PT.

    1. Exatamente, precisamos de mídias independentes..algumas aqui no Brasil tem seus líderes exterminador..procurem saber sobre o blogueiro mosquito. O título é de Lula e.merece ficar com o homem que tirou o Brasil do mapa da fome.

      1. Querem notícias do Brasil? Fujam dos blogs maliciosos da esquerda que seguem um plano macabro de bolivarianizar o Brasil.
        A população está literalmente se revoltando com o Lula, eleja foi condenado em segunda instância, e só está em liberdade por força de liminar no supremo.
        Há mais 6 processos para serem julgados em primeira instância, pelo menos 4 deles muito robustos, capazes de gerar uma pena maior do que os anos que o Lula tende vida.

        Não permitam que a propaganda socialista os atinja. Uma mudança vai acontecer no Brasil em breve.

  5. A manutenção do título de Doutor Honoris Causa ao maior ladrão da história do Brasil é uma desonra não só para a Universidade de Coimbra como para os demais titulados com essa brilhante honraria. Os brasileiros esperam que o bom senso prevaleça e que o titulo concedido ao Luladrão seja anulado.

    1. Alvaro, eu gostei da força sua expressão, mas só pra eu entender: quando você fala o maior ladrão da história do Brasil, você está se referindo ao FCH, ao Sarney, ao Renan, ao Serra, ou a tantos outros que estão na política e ainda nada divulgaram? Eu não estou aqui pra defende salafrário, mas quem quer falar contra corrupção e acusar alguém de maior ladrão, precisa ser honesto. Aponte-me você, se for capaz, um desses partidos que não tenha nenhum corrupto? Segundo Cerveró, da corrupção na Petrobrás 63% dela ocorreu no governo FHC. Agora some-se a isso a roubalheira com a Privataria. Sejamos imparciais. Se eu não for honesto, mesmo que seja com as palavras, falar eu corrupção eu só estarei sendo hipócrita.

      1. Não, embora o FHC tenha dilapidado o país também. Mas foi o apedeuta de Garanhuns que institucionalizou a propina. TODOS os tesoureiros do PT já foram enquadrados, escapou o Edinho na prefeitura de Araraquara. Como bem disse o Palocci, ele entendeu que a canoa ia afundar no dia em que, no palácio da Alvorada, Lula e Dilma presentes, tratou-se de contratos de navios-sonda e de propina no mesmo tom.
        Um homem de bem deveria sentir vergonha de apoiar um criminoso.

    1. Senhor Alvaro Pinto Ricardo Filho; Os brasileiros apoiam o que? Desde quando você pode falar em nome dos brasileiros, […]Eu sou brasileiro e não autorizo falar em meu nome.

      1. Um homem de bem, com pudor, sente vergonha de saber que teremos em breve o primeiro ex-presidente preso no Brasil. Isto é Brasil. Isto é o Brasil da roubalheira, inventado pelo PT.
        E, sim, já estamos colhendo assinaturas para enviar carta aberta à UC para cancelar esse deboche com as pessoas de bem desse país – que não inclui esquerdopatas cúmplices de criminosos.

      1. Eleitor do PT, massa de manobra de idiotas úteis. Graças ao bom Deus esse contingente está menor. Cada vez mais as pessoas estão acordando da letargia que os impossibilitava ver o verdadeiro esquema criminoso que era controlado pelo LULA com o único propósito de ter poder.
        Graças a Deus, isso acabou. Lula é condenado. E vai para cadeia. A Universidade de Coimbra precisa conhecer este fato.

  6. Neste caso peço reconhecimento dos trabalhos e empenhos junto ao Brasil e a Portugal que esta mesma juventude ponha votos para levarmos a Universidade de Coimbra,os estudos de revisão histórica vimos hora a lograr exclusividade no conteúdo que assim se apresenta,levantamos bandeira de Portugal e do Brasil aliados aos demais países de imigrantes que ainda hoje contribuem para a formação histórica e cultural do Brasil e integração dos povos.
    Desta forma estamos a apresentar uma “revisão histórica” no tangente ao “Primeiro Porto Oficial do Brasil” que assim se descreve na Obra do Real General Português Duarte Pacheco Pereira. Dita a sua Carta no extremo leia-se Ilha do Cabo Feio,(Frio) Angra Formosa ( Bahia Formosa ) Ilha de Santa Clara ou Rio Esmeraldo São João ou Rio dos Reféns. Em sua foz frente a Ilha de Santa Clara aporta-se o primeiro Porto Oficial do Brasil. Visto que na Região do Mar da Bahia Formosa e suas ilhas constituem-se o primeiro porto oficial do Brasil. Documento de 1503/4 onde se estabeleceu no de 1503/4 a 1516.Cabo Frio leia-se marco norte e sul do Brasil. Ilha de Santa Clara: Leia-se Primeiro Porto Oficial Português do Brasil Nascimento da Civilização Brasileira. Aqui estamos levando as palestras nas universidades,e instituições de grande envergadura como o Clube Militar,que nos recepcionou com 3 paginas em sua regista marcada com a presença dos mas altos intelectuais e formação militar desta Brasil que hora registramos para as comemoração dos 600 Anos de História do Brasil. E para tando estamos mobilizando incentivos para a construção da Capela de Santa Clara e o Busto do Real General Duarte Pacheco Pereira. Assim pedimos a quem nos alcança que nos deem confeccionado por artistas portugueses a estatua de Santa Clara e o Busto do Real General Português Duarte Pacheco Pereira. Castelo Brasil Mundial na Região do Mar da Bahia Formasa,enter Búzios e Rio das Ostras.RJ.Brasil. Titular Curador cultural: Gilmar Dias de Souza. Técnico Produtor Executivo,Editor Autor Roteirista. Aguardamos as repercussões positivas do respectivo intercâmbio Cultural. Gilmar Dias.

  7. Doutor em que ??? Como é possível imaginar e ver uma desgraça destas . . . A Universidade de Coimbra conceder tal titulo a esta coisa que não podemos nem chamar de gente ??? . . Caso os srs não saibam …esta desgraça apelidada de luladrão . . tem origem na caatinga pernambucana onde recentemente tivemos o caso das empadinhas de garanhuns . . . sim alguns semelhantes do luladrão vendiam empadinhas recheadas com carne humana vitimas de execução !!! e por ai vai . . . os nove dedos quando grande operário do estelionato enfiou o dedo que lhe falta em uma máquina com a única finalidade da simulação . . .vai provar ???!!! pois é vejam onde foram se enfiar . . . e a mala diplomática que ele desembarcou em Portugal ??? tinha para todos ??? vão abrir esta caixa de pandora ou esta bom do jeito que esta ??? O que são brasileiros ??? o que é isto ??? O que é Brasil ??? senão um grande território colonia sem nenhuma unidade cultural . . nada aqui serve a este zé povinho . . nada . . . a cultura portuguesa não serve . . a alemã não serve . . a japonesa não serve . . a italiana não serve . . nada . . aqui a palavra de ordem regra é o oportunismo cego do momento . . isto é o Brasil . . um estado aparente . . uma simulação . . . fiquem longe deste buraco geograficamente magnifico mas humanamente débil e trágico . . qualquer ser humano que viva nesta colonia é uma vitima do estelionato de estado . . .vitima de roubo . .sobrevivente de um genocídio inodoro a conta-gotas que talvez um dia se transforme num real capitulo da história . . .

  8. De fato, nao vai ter golpe, vai ter Justica no Brasil. E a Justica vai impugnar Dilma Roussef e colocar Lula da Silva na cadeia, a responder pelos variados crimes que cometeu.
    O Brasil foi saqueado em bilhões de Euros e mal governado pelo Lula e seu partido; a economia está em frangalhos e o pais esta falido.
    Espero que a Universidade de Coimbra lhe retire logo este injusto título de Doutor Honoris causa. Os graduados pela ilustre universidade não merecem ter a companhia deste ladravaz sem ética, sem cultura, mentiroso, e que ainda por cima fala mal de Portugal.

    1. Neste ponto tenho de concordar. É um lider, conseguiu o apoio de muitos. Como Bin Laden Também foi. Mussolini. Hitler. Stalin. Esta turma toda merecia o titulo também. Mas, felizmente, ‘pode-se enganar alguns o tempo todo. Pode-se enganar muitos algum tempo. Mas não se pode enganar todos o tempo todo’

      1. Só idiotas acreditam numa coisa tão estúpida. Lula deixou o Brasil na melhor situação de sua história, por isso é respeitado no mundo todo. Menos aqui nesse país de imbecis que acreditam na Globo. É por isso que estamos caminhando para o precipício, pela estupidez de pessoas como você. Nenhum dos prêmios que Lula recebeu mundo afora foi retirado até hoje, porque só no Brasil há imbecis do seu tipo.

    2. O Criminoso perderá o título. Os amigos da JSD a cada vez mais percebem o deboche que significaria manter esse escárnio.
      O Povo portugues não merece tal desgraça.

  9. É claro que os administradores de Coimbra não iam se deixar levar por essa direita suja, que faz de tudo para acabar com Lula mas não consegue. Eles tentam tentam mas não conseguem abalar a grandeza de Lula. Porque só idiotas que acreditam na Globo não reconhecem o valor de Lula e o que ele fez pelo Brasil.

    1. Realmente a obra dele no Brasil é de espantar.
      Perpetrou o maior caso de corrupção da história do planeta terra, 88 bilhões somente em desvios da Petrobras.

      Já condenado, livre apenas por força de liminar, ainda tem 6 processos a serem julgados.

      Uma pessoa que tem algum pudor não pode se permitir a sequer aceitar que este condenado permaneça livre, que dirá compactuar com a sua sanha cleptocrática

  10. A Universidade de Coimbra terá um “doutor honoris causa” atrás das grades, preso por corrupção, roubo e lavagem de dinheiro. Olha a besteira que vocês fizeram!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend