Isaac Proença resume a vida em livro

Por Ígor Lopes De Portugal para Mundo Lusíada

Divulgação

“Passos de um peregrino” é o título da autobiografia do escritor Isaac Reis Proença. Ao longo de 155 páginas, o autor retrata o seu passado e presente, contando as suas alegrias e tristezas, encontros e desencontros, dramas, tragédias, viagens, guerras, histórias e solenidades, num autêntico resumo de vida.

Isaac Proença nasceu em Salzedas, no concelho de Tarouca, em 1 de Março de 1939. Ao longo da vida, viveu a segunda guerra mundial, assistiu às guerras coloniais, sentiu as dificuldades da ditadura de Salazar e conheceu a democracia. Hoje, aos 70 anos, vive a crise financeira como todas as pessoas. No passado, tem a certeza de que fez o seu melhor.

Aos 14 anos, Issac assumia a chefia da família, após a morte do pai, aos 38 anos de idade. Um dos pontos mais marcantes da sua vida foi ter atingido a idade da reforma “para viver os restos dos dias com dignidade”. Como profissional, foi funcionário público do governo português em Angola, de 1951 a 1975. Ao voltar a Portugal, teve a sua primeira desilusão. “Fui chamado retornado e não gostei nada disso”, recorda Isaac.

Casou-se com Isabel em 1971 e teve três filhos. Cristina, Artur e Clara. “Dois deles têm curso superior”, sublinha.

Com este livro, Isaac pretende que a sua memória seja preservada. “Hoje em dia tenho já problemas de visão, audição e locomoção”, desabafa Isaac, que afirma que “não tem medo da morte e que já lutou contra muitos desafios na vida”.

O lançamento da obra foi feito num restaurante em Tarouca, no passado mês de Março. Na audiência estavam amigos e familiares. O livro foi apresentado pelo também escritor Cesar Carvalho.

“As pessoas disseram que o livro está bastante interessante e elucidativo. Quero deixar à minha família um resumo do meu passado e presente”, argumenta Isaac, que vai já no seu oitavo livro publicado. Este, porém, vai estar disponível somente para os amigos mais íntimos e familiares. Para o final do ano, o escritor tem planejado o lançamento do seu primeiro romance, que pretende consagrar mais alguns anos de vida.

Deixe uma resposta