Irene Coelho é tema de livro lançado na Casa de Portugal

Por Lucélia Fernandes
Para Mundo Lusíada

A fadista Conceição de Freitas ao lado do filho da homenageada, Irineu Coelho, e a autora do livro, Thais Matarazzo. Foto: Lucélia Fernandes

O Salão Nobre da Casa de Portugal de São Paulo recebeu no sábado, dia 2 de julho, convidados para o lançamento do livro “Irene Coelho – Uma brasileira de Coração Português” (Instituto Memória Editora) e sessão de autógrafos com a  autora Thais Matarazzo Cantero.
Com uma tiragem inicial de mil exemplares, a soma dos livros vendidos durante o evento foi revertida em benefício do Lar da Provedoria da Comunidade Portuguesa de São Paulo.
Apresentado por Albino Vieira, o evento contou com a presença de David da Fonte, um dos grandes incentivadores e responsáveis pelo lançamento do livro. Em nome da Casa de Portugal, saudou os presentes salientando a importância de trabalhos semelhantes para o resgate e divulgação da música popular portuguesa para as novas gerações.
Os convidados que lotaram o espaço, alguns deles em sua primeira visita a Casa de Portugal, ouviram boa música, que passou principalmente pelo chorinho, através do Trio Gastaldi, com a participação do clarinetista José Amaral – autor do prefácio do livro e colunista do Mundo Lusíada – e seguiu pelo fado tradicional  nas vozes de Conceição de Freitas, Maria de Lourdes e Vinicius Rocha, acompanhados pelas guitarras e violas de Vanderlei Lopes, Alexandre Matis e Marcos Sabo. Houve também uma homenagem prestada por Irineu Coelho, filho de Irene Coelho, e a participação de Salomé Parísio, acompanhada ao piano por Helena Cabral.
Autora de algumas obras sobre cantores brasileiros e portugueses que trabalharam nas emissoras de rádio, a jovem Thais, 29 anos, teve em 2006 a idéia de resgatar a trajetória de Irene Coelho a partir de um encontro com a radialista e cantora na Rádio Trianon, onde durante 66 anos apresentou o programa “Melodias Portuguesas”. “Sempre que possível, aos domingos de manhã, eu saía da minha casa na Freguesia do Ó e ia visitá-la nos estúdios da Rádio. Levava fotos e discos para que ela autografasse, as vezes levava um CD de músicas portuguesas como desculpa para visitá-la. Um dia falei sobre a minha intenção de escrever um livro sobre a sua vida mas ela não deu a mínima importância, achava que a sua carreira não tinha nada de interessante para contar”, relata Thais.
A pesquisa foi feita a partir de material disponibilizado pela família, amigos, ouvintes, colecionadores e pesquisadores, mas, segundo admite a própria autora, poderia conter mais informações sobre a trajetória artística da cantora se outros colegas e contemporâneos tivessem também colaborado.
O livro custa 30 reais e poderá ser adquirido na Casa de Portugal de São Paulo ou pela Internet através do site www.institutomemoria.com.br.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: