Inscrições abertas para a 9ª edição do International Uranium Film Festival no Rio

Da Redação

O International Uranium Film Festival do Rio de Janeiro – o festival de filmes da era atômica – é dedicado este ano à segurança nuclear e aos rompimentos de barragens de rejeitos de minérios, como aconteceu tragicamente em novembro de 2015, em Mariana, e recentemente, em janeiro de 2019, em Brumadinho, ambos em Minas Gerais.

A organização do festival de cinema da Era Nuclear divulgou que procura filmes do Brasil, Portugal e outros países lusófonos sobre essa temática, radioatividade, seu uso e seu risco.

Da primeira mineração de urânio no Brasil, em Poços de Caldas, à Caetité na Bahia, do acidente nuclear de Chernobyl ao acidente radiológico de Goiânia, o festival aceita ficções, documentários, reportagens de TV, filmes de animação novos e antigos.

O evento também planeja um debate sobre “Segurança nuclear e barragens de rejeitos radioativos“ com especialistas e representantes de Brumadinho, Mariana, Poços de Caldas e da mina de urânio de Caetité.

A barragem de Brumadinho contém rejeitos da mineração de ferro igual a de Mariana que destruiu o Rio Doce e a vida ao longo de 600 quilômetros até a sua chagada ao mar. As consequências dos dois rompimentos foram catastróficas e, por décadas, o meio ambiente e a população brasileira nas regiões afetadas vão sofrer.

No entanto, as consequências poderiam ser ainda mais graves se as lamas contivessem não apenas metais tóxicos, mas também elementos radioativos. Este é o caso da antiga mina de urânio em Poços dos Caldas, no sul de Minas Gerais. A exploração da mina terminou em 1995, mas os rejeitos com elementos radioativos, como urânio, tório e rádio, da extinta mina de urânio ainda ocupam uma área de cem Maracanãs. São mais de 12 mil toneladas de resíduo radioativo.

O Uranium Film Festival do Rio de Janeiro acontece de 25 de maio a 2 de junho de 2019, na Cinemateca do MAM Rio. As inscrições para filmes em Português encerram no dia 10 de Abril de 2019.

O festival premia com o seu troféu “Einstein Amarelo” as melhores e mais importantes produções independentes. Filmes produzidos por organizações ou empresas que trabalham com a temática nuclear podem participar na mostra não competitiva.

Saiba mais em http://uraniumfilmfestival.org/pt-br/rio-de-janeiro-2019.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend