Guitarra portuguesa em destaque na nova turnê do Wallace Oliveira Trio

Da Redação

O Wallace Oliveira Trio traz a versatilidade da guitarra portuguesa, instrumento tradicional do fado, em quatro shows gratuitos na cidade de São Paulo, após três turnês de muito sucesso em Portugal. O projeto conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

Os músicos dão continuidade ao lançamento do álbum de estreia “Nova” (2017), além de releituras, que vão de Pixinguinha e Hermeto Pascoal a Fontes Rocha e Freddie Mercury, combinando choro, baião, frevo, guitarradas portuguesas e world music, em uma narrativa musical que une o tradicional ao contemporâneo.

As apresentações contam com Wallace Oliveira à guitarra portuguesa, Sérgio Borges ao violão de sete cordas e Adriano Busko à percussão.

Entre as composições do álbum, o trio interpreta “Chamateia / Asa Branca” (Luis A. Bettencourt e Antonio M. e Souza / Luiz Gonzaga e H. Teixeira), “Se Ela Perguntar / Fado Lopes” (Dilermando Reis / Mário José Lopes), “Carioquinha” (Waldir Azevedo), “Bachianinha nº 1” (Paulinho Nogueira), “Tico-tico no Fubá” (Zequinha de Abreu), “Love of My Life” (Freedie Mercury), “Variação em Ré Menor” (Fontes Rocha) e “Brasileirinho” (Waldir Azevedo). Completam o repertório, “Variação sobre o fado Pechincha” (Carlos da Maia), “Xote das Meninas” (Luiz Gonzaga e Zé Dantas), “São Jorge” (Hermeto Pascoal), “La Partida” (Carlos Bonnet), “Variações em Lá” (Armando Freire), “Bate Coxa” (Marco Pereira), “Hallelujah” (Leonard Cohen) e “Um a Zero” (Pixinguinha), entre outras.

Após os shows haverá um workshop com o público (exceto dia 21/8, que será antes do show, às 15h). Os músicos e a produção abordarão a trajetória do grupo, lançamento do álbum de estreia e turnês no exterior. Eles ainda falarão também sobre a guitarra portuguesa, sua história, além de temas relacionados à produção e carreira artística.

O Wallace Oliveira Trio foi criado, em 2017, com a proposta de explorar a sonoridade da guitarra portuguesa em novas abordagens musicais, para além do fado. Somando três turnês por Portugal com a participação de artistas daquele país e sendo homenageados pelo Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo, os músicos apostam na diversidade de gêneros musicais, criando uma sonoridade que rompe fronteiras.

Com pré-lançamento na Casa de Portugal de São Paulo, o álbum Nova foi lançado durante as viagens por Portugal, entre 2017 e 2018, passando pelas cidades de Castelo Branco, Belmonte, Nazaré, Chamusca, Idanha-a-Nova. Entre os artistas que participaram das apresentações estão a fadista Mara Pedro, Valéria Carvalho, Luiz Capão, Manuel João Ferreira, Joana Mello e os guitarristas Ricardo Gordo e Rui Poço. Em 2018, o trio participou da série Instrumental Sesc Brasil, projeto que divulga a música instrumental brasileira há mais de 20 anos, com show gravado para a SESC TV e transmitido ao vivo pela Internet.

SERVIÇO

21 de julho, domingo, 16h.
CASA DE CULTURA IPIRANGA
Rua Abagiba, 20 – Moinho Velho.
Ingressos https://www.sympla.com.br/wallace-oliveira-trio—nova__581264

16 de agosto, sexta-feira, 19h.
CENTRO CULTURAL SÃO PAULO
Rua Vergueiro, 1000 (estação Vergueiro do metrô).

21 de agosto, quarta-feira, 20h.
CENTRO CULTURAL DA PENHA
Largo do Rosário, 20 – Penha.

23 de agosto, sexta-feira, 20h.
CEU BUTANTÃ
Av. Eng. Heitor Antônio Eiras Garcia, 1.870 – Jardim Esmeralda.

ENTRADA GRATUITA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend