Grupo português apresenta o Concerto “Do Pergaminho ao Palco” em Brasília

Da Redação

 

O grupo português “Ensemble Trovar o Povo”, composto por Jorge Luís Castro (Barítono e direção artística), João Francisco Távora (flauta de bisel) e Enrique Pastor Morales (Cítola), apresenta o Concerto “Do Pergaminho ao Palco: Cantigas Medievais Ibéricas”, no dia 16 de agosto, às 20h00, na Escola de Música de Brasília.

O concerto apresenta a poesia lírica medieval portuguesa através de um espetáculo que faz uma reconstrução histórica e musical da época.

Trovar o Povo é um grupo de músicos e investigadores portugueses que pretende pensar a música antiga e popular no quadro das suas origens culturais e geográficas.

O evento conta com o apoio da DGArtes, através do Programa de Apoio à Internacionalização, da Fundação GDA e do Camões – CCP Brasília.

Arte no Jardim: 50 anos da Revolução dos Cravos

A exposição que reúne artistas portugueses e brasileiros em torno dos 50 anos da Revolução dos Cravos continua em cartaz na Embaixada de Portugal até 17 de outubro.

Na segunda quinzena de agosto, a exposição está aberta ao público nos dias 16, 22, 23, 29 e 30 de agosto, entre as 11h30 e as 16h30.

Entrada livre, mediante apresentação de documento de identificação.

Festluso 2024 – Módulo Circulante

O Módulo Circulante Brasília do Festival de Teatro Lusófono – FestLuso decorre entre 22 e 25 de agosto, com espetáculos teatrais de Portugal, Brasil e São Tomé e Príncipe.

A abertura desta edição acontece no dia 22 de agosto, às 18h00, no auditório Camões da Embaixada de Portugal, com o monólogo “Caim”, de José Saramago, interpretado pelo ator Henri Pagnoncelli. A dramaturgia e a encenação têm a assinatura de Teresa Frota.

As restantes apresentações acontecem no Centro Cultural Renato Russo, da Secretaria de Cultura do Governo do Distrito Federal.

Programação:

22 de agosto, 20h00 – “No limite da dor”, de Ana Aranha e Carlos Ademar. Produção: Lendias d’Encantar (Beja).

23 de agosto, 20h00 – “Confiando (Confinado)”, de Rui Sousa. Produção: Fio d’Azeite. Marionetas Chão de Oliva (Sintra).

24 de agosto, 20h00 – “Amílcar Geração”, com Ângelo Torres. Produção: Kafukolo 5/Meirinho Mendes (São Tomé e Príncipe)

25 de agosto, 18h00 – “Segredos do Rio”, de Miguel Sousa Tavares. Produção: Fio d’Azeite. Marionetas Chão de Oliva.

O FestLuso 2024 é realizado pelo Grupo Harém de Teatro e tem o patrocínio do Governo do Estado do Piauí/ Secretaria de Estado da Cultura do Piauí.

A apresentação dos espetáculos em Brasília conta com o apoio da Embaixada de Portugal, Camões – CCP Brasília, DGArtes, através do Programa de Apoio à Internacionalização, e do Instituto Janelas da Arte, Cidadania e Sustentabilidade.

 

Deixe uma resposta