Festival português Iminente de música e arte urbana em junho no Rio

Arquivo: Um dos trabalhos de Vhils, mural Marielle, em Portugal.

Da Redação
Com Lusa

O festival Iminente, de arte urbana e música, chega ao Rio de Janeiro em junho, depois de Oeiras, Lisboa, Londres e Xangai, segundo o artista Alexandre Farto (Vhils), um dos curadores do projeto.

A primeira edição do festival no Rio de Janeiro está marcada para os dias 07 e 08 de junho, na Cidade das Artes, adiantou o artista à margem de uma conferência de imprensa, em Lisboa, onde foram apresentadas novidades da colaboração entre o Iminente, o Vhils Studio, a galeria Underdogs e a Solid Dogma, tudo projetos de Alexandre Farto, com a marca de cerveja Super Bock.

O alinhamento de artistas inclui os portugueses Miguel Januário, com o projeto ±maismenos±, e Diogo Machado (Add Fuel) e o brasileiro Finok, que esteve em Lisboa em 2015 a convite da Underdogs.

Na área da música, irão atuar no festival o luso-brasileiro Shaka Lion, os portugueses Allen Halloween, Marfox e Nigga Fox e os brasileiros Hiran e Majur.

A programação inclui um ‘workshop’ de ‘stencil’ por Add Fuel, a exibição de um filme sobre o artista australiano Anthony Lister e um debate pela Mídia Ninja, com Miguel Januário, sobre o impacto da arte na cidade.

O festival Iminente realizou-se pela primeira vez em Oeiras, em 2016. No ano seguinte, o Jardim Municipal da cidade voltou a acolher a iniciativa. Em 2018, o Iminente realizou-se em Lisboa, no Panorâmico de Monsanto, onde irá manter-se até 2020. A edição deste ano decorre de 20 a 22 de setembro.

Em 2017 e 2018, o festival teve também lugar em Londres e em março deste ano, Xangai acolheu um ‘showcase’ do Iminente.

Nos primeiros três anos, o festival trabalhou “com quase 400 artistas”.

A primeira edição do Iminente no Rio de Janeiro está integrada no Portugal 360º, uma iniciativa do Turismo de Portugal, que irá decorrer entre os dias 06 e 09 de junho.

O Iminente é um dos projetos aos quais Vhils está ligado que ao longo dos anos têm contado com o apoio da marca de cerveja. A criação de uma peça em cimento, uma coluna de cerveja que estará em 10 espaços de Portugal, apresentada hoje, serviu para “oficializar a parceria”.

A criação de um “parque de esculturas” e de “um dos maiores murais do mundo” na fábrica da marca em Leça do Balio, no concelho de Matosinhos, é outro dos aspetos visíveis dessa parceria.

Segundo Vhils, “haverá notícias em breve” desse projeto, que “vai estar aberto ao público”.

Para o artista, uma das vantagens deste tipo de parceria com marcas é “permitir a novos artistas fazerem coisas que de outra forma ficariam no papel”.

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