Festival da Língua Portuguesa leva música, literatura e cinema a Salvador

Da Redação
Com Lusa

A primeira edição do Festival da Língua Portuguesa (FELPO) arranca nesta quinta-feira em Salvador, na Bahia, com uma festa dos sabores e estende-se até sábado com música, literatura e cinema lusófonos.

O festival é uma celebração da Língua Portuguesa, que “junta e cruza as várias latitudes de uma língua que une quatro continentes. A Música, a Literatura, a Culinária ou o Cinema são manifestações diferentes de gente diversa que fala uma língua igual”, lê-se no ‘site’ oficial do evento.

Neste dia 28, no restaurante Casa de Tereza, a ‘chef’ baiana Tereza Paim será a anfitriã e receberá o português Vítor Sobral e o angolano Helt Araújo para uma degustação de sabores dos três países e continentes.

Os três nomes da gastronomia lusófona juntam-se para uma sessão em que marcam presença outros convidados do festival, como é o caso dos músicos Ana Moura, António Zambujo, Daniela Mercury e Paulo Flores, ou dos escritores Itamar Vieira Júnior, Ricardo Viel e Paloma Amado.

“Se a culinária marca o tom, não faltarão também música e conversa que alimentarão um programa de rádio. A base é, como em tudo no FELPO, a Língua”, adianta a organização.

Na sexta-feira, dia do aniversário dos 470 anos de Salvador, a festa é no Farol da Barra, com um concerto que junta nomes como António Zambujo, Magary Lord, Márcia Freire, Carla Cristina, Daniela Mercury, Ana Moura, Paulo Flores, entre outros.

No último dia do festival, o FELPO junta, na praça da Mariquita, o prêmio Leya 2018, Itamar Vieira Júnior, Paloma Amado e Ricardo Viel, para uma conversa sobre a Língua Portuguesa, com base no livro “Com o mar por meio”, de Jorge Amado e José Saramago.

“Espalhar a Língua, fazê-la passar de mão em mão, é o objetivo da troca de livros”, explica a organização na sua página.

Ainda este ano, o festival, que é organizado pelo Global Media e pela Prefeitura de Salvador, vai também acontecer em Lisboa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend