Fernando Lemos, radicado em São Paulo, vence Prêmio de Pintura Banif 2008

Nascido em Lisboa, em 1926, Fernando Lemos estudou na Escola de Artes Decorativas António Arroio e na Sociedade Nacional de Belas Artes.

Da Redação Portugal Digital

O artista plástico português Fernando Lemos, radicado em São Paulo, é o vencedor do Prêmio de Pintura Banif 2008 – Consagração, no valor de 30 mil euros, segundo informou, em 28 de março, o banco português também presente no mercado financeiro brasileiro.

O Júri deliberou, por unanimidade, a atribuição deste prêmio a Fernando Lemos "pela capacidade de trabalho multifacetada verificada ao longo do tempo em obras de grande qualidade nos domínios das artes gráficas, da poesia, do desenho, da pintura e da fotografia".

Por ocasião da entrega do prêmio, em 3 de abril, na Sociedade Nacional de Belas-Artes, em Lisboa, será inaugurada uma exposição representativa do trabalho do pintor nas áreas da pintura, do desenho e da fotografia.

O júri foi integrado por José-Augusto França (presidente), Marques dos Santos (Banif), Rocha Moreira (Banif), Guilherme d’Oliveira Martins (CNC), Rui Mário Gonçalves e Silvia Chicó.

Nascido em Lisboa, em 1926, Fernando Lemos estudou na Escola de Artes Decorativas António Arroio e na Sociedade Nacional de Belas Artes. Desde novo dedicou-se às artes gráficas, à poesia, ao desenho, à pintura, à fotografia e à crítica de arte. Inventou através do desenho uma malha de sinais calimórficos, abstrata, ondulante e de imprevisto efeito cinético.

A pintura, inicialmente informalista, geometrizou-se na série “Signos Desmemoriados”, e reencontrou, recentemente, certas expressividades do seu início, em composições mais complexas, onde figuras puras e jogos cromáticos ornamentalistas manifestam a fusão do sentido de humor com o do maravilhoso.

Revelação e Menções Honrosas Na mesma ocasião, será entregue a Nádia Duvall, aluna da Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha, cidade a cerca de 100km de Lisboa, o Prêmio de Pintura Banif 2008 – Revelação, no valor de 15 mil euros, selecionado entre 44 trabalhos concorrentes e também em exposição na Sociedade Nacional de Belas-Artes.

A registrar ainda as duas Menções Honrosas que serão entregues a Elsa Marques e Marta Ribeiro, ambas da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.

O 3º Prémio de Pintura Banif 2008, que se insere nas comemorações do 20º Aniversário do Banco, cuja gestão esteve a cargo do Centro Nacional de Cultura.

1 Comment

Deixe uma resposta