Fado na voz e nas guitarras a caminho da Ucrânia

Por Eulália Moreno

No próximo dia 13 de Junho, os irmãos Ricardo e Renato Araújo, Saulo Rodrigues e a fadista Marly Gonçalves levando na bagagem a voz,  as guitarras (de Coimbra e de Lisboa), violão, baixo acústico embarcam para apresentações em Paris (França) e em Sevastopol e Sudak (Ucrânia).

O convite partiu do produtor Dimitri Belinsky, integrante do Quarteto Skaz o grande responsável pela organização de eventos musicais que fazem parte do calendário cultural da Ucrânia por reunirem o que de melhor se faz naquele país em termos de expressão artística musical. É a segunda vez que o trio se apresenta para o público ucraniano.

No dia 15 de Junho o trio de instrumentistas e Marly Gonçalves participam de um concerto promovido pela Associação Brasil Liens, na França, num teatro a bordo de uma barcaça (“péniche”) quando acontece o lançamento internacional do CD “Guitarra Portuguesa Sem Fronteiras” que contou com a participação do Quarteto Skaz na música Katyusha, do pianista André Mehmari e Paulo Sá, o primeiro doutor em Bandolim pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

No Teatro da Cripta de Nossa Senhora, na Igreja de Nossa Senhora de Paris, um público de aproximadamente 300 pessoas assistirá ao concerto do dia seguinte que inclui no seu alinhamento música portuguesa e brasileira. Quatro alunos do curso de guitarra portuguesa à distância de Ricardo Araújo (www.guitarraportuguesa.com.br) participarão do evento: José Lança, da Alemanha, Mike, José Rodrigues, Antonio Syllos e Eurico dos Santos da França. “Será um momento de muita emoção ter os meus alunos tocando com o trio num momento tão importante da nossa carreira”, diz Ricardo.

Em 21 de Junho chegam a Sevastopol onde participam do concerto de abertura do Dia Internacional da Balalaika no âmbito do Festival de Música Folclórica quando Marly Gonçalves cantará, em russo, o Hino da cidade e nos dias seguintes com Ricardo Araújo será jurada num concurso para instrumentistas e intérpretes.

No dia 25 de Maio o trio e Marly Gonçalves dão um “até breve” ao público brasileiro apresentando-se no Centro Cultural de Santos quando acontece o lançamento nacional do cd “Sem Fronteiras”.

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: