Exposição sobre a água encanta crianças em Armamar

A Câmara Municipal de Armamar esta a ser palco de uma exposição que pretende sensibilizar para a poupança de água. A iniciativa das Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro espera chamar a atenção dos mais novos para a problemática da escassez de água. 

Imagine o que seria habitar viver num planeta onde tivéssemos de viver com um único copo de água por dia, onde para obter esse copo tivéssemos que passar horas a fio numa fila interminável? E se toda a economia do nosso País se baseasse na água e na sua escassez? Estes são alguns dos pressupostos da exposição temática e interativa denominada “Planeta Bua – o Planeta da última gota de água”. 

A exposição transporta-nos para um mundo distante no decorrer do ano de 2787, onde a falta de água é uma realidade incontornável e que forçou uma mudança radical no quotidiano dos seus habitantes, os Buanos. Ao longo da exposição, composta por cinco módulos, os visitantes são convidados a conhecer as diversas facetas do dia-a-dia da população do Planeta Bua e das soluções encontradas para viver sem água. 

Segundo Alexandre Chaves, presidente da Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro, esta exposição é um projeto educativo que pretende chamar a atenção dos mais novos e da população em geral para a problemática da água. 

“A idéia é sensibilizar as crianças para a importância deste bem precioso. É necessário que todas as pessoas tomem consciência do uso racional da água e da sua importância na nossa vida”, afirma este responsável, que acredita que as crianças são os verdadeiros guardiões do ambiente. “Os mais novos são sensíveis às questões ambientais. Através deles conseguiremos fazer com que essa mensagem chegue a todos os familiares”, sublinha. 

Por seu turno, o autarca de Armamar, Hernâni Almeida, admite que esta iniciativa está no caminho certo, já que aposta diretamente nos jovens. 

“Acho que a melhor mensagem que podemos transmitir às pessoas do concelho é a através das crianças, por isso, estamos a investir em campanhas como esta”, comenta. 

A inauguração desta iniciativa em Armamar contou com a presença de dezenas de alunos do primeiro ciclo do concelho. Até ao dia 14 deste mês, outros alunos das escolas do primeiro ciclo e do pré-escolar do município vão poder visitar a exposição. Depois de Armamar, vai ser a vez da sala de exposições do Centro Cultural de Vila Nova de Foz Côa receber o evento, de 16 a 30 de outubro.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: