Exposição de Moda do tempo de D.João chega em MG

Da Redação

Divulgação

 

Em outubro, Belo Horizonte recebe a exposição "Mulheres Reais Modas e Modos no Rio de Dom João VI". De 08 de outubro a 23 de novembro, a mostra que integrou o calendário de comemorações do bicentenário da Chegada da Corte Portuguesa ao Brasil, e depois de passar pela Casa França-Brasil, quando foi vista por 46 mil pessoas, poderá ser vista agora na Galeria Alberto da Veiga Guignard, do Palácio das Artes, na capital de Minas Gerais.

A exposição consegue mostrar ao público o encontro entre duas realidades: a europeia representada pelas mulheres da realeza portuguesa – D. Maria I, Carlota Joaquina e D. Leopoldina – aquelas que ajudaram a construir hábitos e costumes da sociedade urbana carioca em formação no período joanino; e a do mundo colonial, representada pelas mulheres brancas e escravas da realidade brasileira – despojadas e sensualmente vestidas, únicas a circularem livremente pelas ruas e praças do povoado colonial.

Uma vasta pesquisa histórica e iconográfica permitiu a construção de um acervo de 42 figurinos, trajes que já não existem mais. Seis trajes e 12 acessórios vindos do Museu do Traje e da Moda, de Lisboa, e 15 joias de escravas pertencentes ao acervo do Museu Carlos Costa Pinto, de Salvador, integram o conteúdo museológico e representativo da exposição.

Além disso, um dos principais objetivos da mostra é a realização de uma ação educativa direcionada aos alunos das redes públicas municipal e estadual de ensino. O projeto proporcionará aos estudantes o acesso ao espaço cultural e levará para dentro das salas de aula a discussão e a compreensão da complexidade carioca e brasileira em formação na chegada da corte portuguesa.

"Mulheres Reais – Modas e Modos no Rio de Dom João VI" foi criada pela figurinista Emília Duncan e pela escritora Cláudia Fares, a partir de uma ideia da jornalista Kika Gama Lobo. Elas contaram com a consultoria do historiador de arte Júlio Bandeira; do historiador de moda João Braga e do antropólogo Raul Lody. O projeto museográfico é assinado por Lídia Kosovsky e Marcello Lipiani, e o projeto multimídia por Marcello Dantas.

Mulheres Reais Modas e Modos no Rio de JANEIRO Dom João VIde 08 DE OUTUBRO A 23 DE NOVEMBROAv Afonso Pena, 1537 – Centro – Belo HorIzonte | mgINFO (31) 3237-7399ENTRADA FRANCA

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: