Eventos marcam os 200 anos da chegada da Família Real ao Brasil e da abertura dos Portos

Por Ronaldo AndradeDe Santos para Mundo Lusíada

Fotos: Ronaldo Andrade

LARGADA >> Momentos antes do início da “2ª Prova Pedestre Cidade Porto 8 km” , que teve largada em frente à Codesp – Companhia Docas do Estado de São Paulo, no dia 01 de março em Santos. ELOS CLUBE >> Durante evento do Elos Clube, a mesa solene ouve a palestrante do jantar, a historiadora Wilma Therezinha.

Vários eventos em Santos integram o calendário de comemorações dos 200 anos da chegada da Família Real ao Brasil e da abertura dos Portos às Nações Amigas. Concerto musical, prova de pedestrianismo e palestra sobre esse momento histórico movimentaram a Cidade no final de fevereiro e início de março. A programação se estenderá até agosto, incluindo exposições, palestras, concursos e a inauguração do Centro de Excelência Portuária (Cenep-Santos).

No dia 28 de fevereiro, a Bolsa Oficial do Café, no Centro Histórico, foi palco da apresentação de um concerto de piano, flauta e canto, comemorando a abertura dos Portos, dentro do projeto Tecondi Celebra. No evento, estiveram presentes o ministro Pedro Brito, da Secretaria Especial de Portos, e o prefeito de Santos João Paulo Tavares Papa. O concerto foi apresentado pelo pianista Marcos Ferreira, a cantora Érika Muniz e o flautista Paulo Teles, que executaram peças de Villa-Lobos, Bach e Schubart.

PedestrianismoNo dia 01de março aconteceram dois importantes eventos. A “2ª Prova Pedestre Cidade Porto 8 km” teve largada em frente à Codesp – Companhia Docas do Estado de São Paulo e contou com quase mil participantes. Uma das novidades na corrida é o envio, pelos Correios, de certificado para os 200 concorrentes com melhor tempo. Estará impressa, além do nome do atleta, a seguinte inscrição: “Chegou entre os 200 primeiros nos 200 anos de abertura dos portos brasileiros”. Os vencedores das categorias geral masculino e geral feminino foram Franklin de Oliveira Barcelos e Angelina das Graças Rafael. A “2ª Prova Pedestre Cidade Porto 8 Km” foi organizada pela Secretaria de Assuntos Portuários e Marítimos, sob a coordenação da Secretaria de Esportes. O patrocínio foi da Libra Terminais, Cosan, NovAmérica e Copersucar, com apoio da Codesp e Sistema A Tribuna de Comunicação.

PalestraO Elos Clube de Santos, presidido por Lázaro Fonseca, promoveu no Hotel Mendes Plaza a palestra da historiadora Wilma Therezinha, sobre a chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil.

Em seu primeiro mandato, Fonseca revelou alguns dos projetos para esse ano: “Firmar parcerias internacionais e estabelecer vínculos com os membros através dos jantares-convívio”, afirmou.

Para Therezinha, a criação do Banco do Brasil e a transferência da capital do império para a colônia são alguns dos aspectos positivos da vinda da corte de Dom João VI ao Brasil. “A chegada foi positiva, com apenas alguns casos negativos fortuitos, que são episódios menores diante do grande desenvolvimento trazido ao país”, afirmou.

A figura de Dom João VI também é objeto de análise para os historiadores. “Apesar de ser tímido e indeciso, ele escolheu excelentes ministros, conseguindo fazer uma política bifronte com a Inglaterra e França, o que revela sua astúcia”, disse Therezinha. Segundo a historiadora, Dom João VI, mesmo enfrentando a conspiração da rainha e esposa Carlota Joaquina, que era espanhola, revela numa frase o sentimento que ele nutria pelo Brasil: “Lá é que fui Rei, lá é que fui feliz”.

Por fim, ela acredita que o projeto de revitalização do Porto de Santos, com a assinatura do convênio entre Prefeitura e Secretaria Especial dos Portos, “é uma notícia auspiciosa”, ressaltando a necessidade de estudos para analisar possíveis impactos ambientais.

Presenças – Jorge do Valle, diretor de Cultura do Elos Clube e presidente do Clube Tricanas de Coimbra; Maria Araújo Barros de Sá e Silva, presidente de honra do Elos Clube de Santos e da Academia Santista de Letras; Sidney Cardoso da França, governador do distrito Elista 1 e esposa, Selma Cristina Dias da França; Paulo Freitas, jornalista e fotógrafo.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: