Especialistas do Brasil, Portugal e EUA em debate virtual de políticas públicas

Da Redação

A Unesp, câmpus de Franca no interior de SP, organiza entre os dias 26 e 28 de outubro a 4a edição do Seminário Internacional de Pesquisa em Políticas Públicas e Desenvolvimento Social (SIPPEDES), em formato virtual.

A programação do seminário inclui conferências, mesas redondas, com participação de especialistas do Brasil, Portugal e Estados Unidos, além de sessões de apresentação de comunicações, distribuídas em 11 eixos de trabalhos que podem ser vistos na página do evento: https://bit.ly/2Pf9PtU.

Os trabalhos aprovados e selecionados para apresentação no evento serão publicados como trabalho completo. Os textos completos aprovados previamente deverão ser enviados até a data de 23 de outubro de 2020, para avaliação.

O evento receberá, de forma virtual, a participação de pesquisadores e profissionais nacionais e internacionais de diferentes áreas do conhecimento. No dia 26 de outubro, ocorrerá a abertura com a participação do professor Murilo Gaspardo (diretor da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS) da Unesp em Franca, o professor Agnaldo de Sousa Barbosa, coordenador do Programa de Pós-graduação em Planejamento e Análise de Políticas Públicas e a professora Tatiana N. de Souza, presidente da Comissão Organizadora do IV SIPPEDES.

Em seguida, a Conferência de Abertura com o tema “Diretos Humanos e as Políticas Públicas”, com Paulo Vanucchi (ex-ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos – SEDH) com a mediação do professor Agnaldo de Sousa Barbosa.

Ainda no dia 26 serão realizadas três mesas redondas com os temas “O financiamento da educação infantil no velho e no novo Fundeb”, com a participação do professor José Marcelino R. Pinto (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo – FFCLRP/ USP) e mediação da Profa. Dra. Hilda M. G. da Silva.

A Mesa 02 – “Saneamento Ambiental e Políticas Públicas: Desafios e Perspectivas”, terá a participação do professor Carlos Manuel Martins (Mestre em Planejamento Regional e Urbano, Engenheiro e Professor Especialista em Engenharia Sanitária no IPL – Instituto Politécnico de LISBOA. Presidente das Águas do Alto Minho e Ex-Secretário de Estado do Ambiente de Portugal), doutor Antonio Fernando Pinheiro Pedro (Advogado e Especialista em Direito Ambiental. Sócio da Pinheiro Pedro Advogados. Consultor Jurídico da Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos – ABREN) e professor José Valverde Machado Filho (Coordenador Executivo do Comitê de Integração de Resíduos Sólidos da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo), sendo mediada pela Profa. Dra. Clauciana Schmidt Bueno de Moraes.

A Mesa 03 – “Saúde Pública”, contará com a participação da professora Eliana Goldfarb Cyrino (Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP), professora Elen Rose L. Castanheira (Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP) e professora Ludmila C. de Braga (Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP).

No dia 27 de Outubro, ocorrem as palestras: “Abordagens resilientes e níveis de governança no desenvolvimento da juventude em regiões de fronteira de Portugal” com a professora Sofia Marques da Silva (Universidade do Porto-PT), com mediação da Profa. Dra. Madalena Gracioli; e em seguida a palestra “O Racismo na legislação brasileira pós-CF/1988: o impacto do SEPPIR” com o professora Dimas José Batista (Universidade Federal de Tocantins – Campus Araguaína) e mediação professora Jonas Rafael dos Santos.

Ainda nesta data, ocorrerá a Mesa 04 – “Meio Ambiente e Políticas Públicas”, com os seguintes os temas: “A importância das matas ciliares urbanas na proteção e conservação da biodiversidade” com o professora Célio Bertelli (Centro Universitário Municipal de Franca) e “Políticas Públicas de meio ambiente em tempos de pandemia” com Mário Mantovani (Diretor de Políticas Públicas – SOS Mata Atlântica) e mediação do Prof. Dr. Genaro Alvarenga.

E, a palestra “O efeito das ações humanas na Amazônia e o impacto nas mudanças climáticas e as emissões de carbono” com a doutora Luciana Gatti (Instituto de Pesquisas Espaciais – INPE) e mediação da Profa. Dra. Fernanda Mello Sant’Anna.

No último dia do evento ocorre a palestra “Políticas de ensino superior, universidade, democracia e mudança social” com o professor Krystian Szadkowski (Universidade Adam Mickiewicz) e a palestra “Teoria crítica e democracia” com o professor Jeremiah Morelock (Boston College) e mediação do Prof. Dr. Felipe Narita. Em seguida, ocorre o encerramento do IV SIPPEDES com o Prof. Dr. Agnaldo de Sousa Barbosa, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Análise de Políticas Públicas da UNESP de Franca/ SP, Brasil.

Em todos os dias ocorrerá simultaneamente a apresentação dos trabalhos científicos aprovados para o evento.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: