Especialista em literatura portuguesa Cleonice Berardinelli é homenageada no Rio

Da Redação
Com Lusa

Foto Arquivo: Gomes da Cotas, Cleonice Berardinelli e Nuno Bello.
Foto Arquivo: Gomes da Cotas, Cleonice Berardinelli e Nuno Bello.

A decana dos especialistas em literatura portuguesa no Brasil, Cleonice Berardinelli, foi homenageada, no Rio de Janeiro, na celebração do seu centésimo aniversário, numa cerimónia em que contou com o ministro da Cultura de Portugal, Luís Filipe Castro Mendes.

De acordo com o gabinete do ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, este é um dos momentos da visita oficial ao Brasil, até quinta-feira, para vários encontros com agentes culturais, e responsáveis ligados ao ensino e divulgação da língua portuguesa no país.

Além da homenagem a Cleonice Berardinelli, da Academia Brasileira de Letras, o ministro da Cultura também distinguiu Gilda Santos, portuguesa há muitos anos a ensinar no Brasil, fundadora da Cátedra Jorge de Sena, e vice-presidente do Real Gabinete Português de Leitura, com uma medalha de mérito cultural.

Ainda no Rio de Janeiro, Luís Filipe Castro Mendes conversou com os responsáveis da Fundação Roberto Marinho, sobre o Museu da Língua Portuguesa.

A visita oficial a São Paulo – onde também estará o primeiro-ministro, António Costa, prende-se com a realização da 32.ª Bienal de Artes de São Paulo, que decorre de 10 de setembro a 11 de dezembro, na qual participam cinco artistas portugueses, convidados pela organização.

Os artistas portugueses convidados para a bienal deste ano – intitulada “Incerteza Viva”, com curadoria geral de Jochen Volz e Lars Bang Larsen – são Carla Filipe, Gabriel Abrantes, Lourdes Castro, Priscila Fernandes e Grada Kilomba.

No programa está prevista a inauguração da exposição “O Futuro será uma réplica”, e a exposição “Portugal Portugal Portugueses — Arte Contemporânea”, que integra uma trilogia sobre a mais nova produção artística da África, de Portugal e do Brasil.

Dona Cleo
Natural do Rio de Janeiro, Cleonice Berardinelli é especialista em Camões e Fernando Pessoa, professora emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, pesquisadora 1-C do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, consultora da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e consultora da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro. De todas as suas missões, ensinar foi sempre o que mais deu prazer à dona Cléo, pois sempre teve a sala como palco.

A eleição de dona Cléo para a Academia Brasileira de Letras, em 2009, foi uma forma de agradecimento encontrada por seus alunos imortais. Entre eles, o professor e pesquisador Domício Proença Filho, atual presidente da ABL, e o poeta, ensaísta e discípulo fiel Antônio Carlos Sechin. “A Academia precisava de Cleonice. Foi um deslumbramento a atuação e a presença dela aqui, o interesse. E sempre essa preocupação com a literatura portuguesa, com a literatura brasileira”, definiu Domício.

Em 21 de Setembro de 1966 foi agraciada como Comendadora da Ordem do Infante D. Henrique de Portugal. É acadêmica correspondente brasileira da Academia das Ciências de Lisboa, Classe de Letras, desde 27 de Novembro de 1975. Em 26 de Novembro de 1987 foi agraciada como Comendadora da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada e em 21 de Julho de 2006 foi elevada a Grã-Cruz da mesma Ordem de Portugal. Lecionou na University of California e na Universidade de Lisboa, entre outras.

Dedicou os seus estudos a Camões, Gil Vicente, Mário de Sá-Carneiro e Fernando Pessoa, tendo sido sobre este último a sua tese de doutoramento: “Poesia e poética de F.P.”. Entre os inumeráveis contributos à crítica literária, saliente-se o volume “Estudos Camonianos” (ed. revista e ampliada, 2000), “Poemas de Álvaro de Campos” (ed. crítica, 1990), “Fernando Pessoa, antologia poética” (2012). Mas dedicou também a sua atenção a autores contemporâneos, como, por exemplo, José Cardoso Pires, Augusto Abelaira, José Rodrigues Miguéis ou Fernando Namora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend