Escritora portuguesa participa da 64ª Feira do Livro de Porto Alegre

Da Redação

Com o apoio do Camões – Centro Cultural Português em Brasília, a escritora portuguesa Ana Margarida de Carvalho vai participar na 64.ª Feira do Livro de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Em 11 de novembro, às 18h00, na Biblioteca do Clube do Comércio, a atividade “Histórias de mares, naufrágios e sobrevivências” contará também com o escritor brasileiro Reginaldo Pujol Filho.

A Feira do Livro de Porto Alegre foi inaugurada em 1955, por incentivo do jornalista Say Marques, diretor-secretário do Diário de Notícias, junto aos livreiros e editores da cidade.

O evento é considerado uma referência no país devido ao seu caráter democrático e pela consistência do trabalho que desenvolve na área da promoção da literatura e da formação de leitores.

A 64ª Feira do Livro de Porto Alegre ocorre de 1º a 18 de novembro de 2018 e, entre os destaques da programação, estão ainda a carioca Marta Lagarta (4 de novembro), o australiano Stephen Michael King (5 de novembro), Monja Coen (8 de novembro), o cantor e compositor Sérgio Reis (8 de novembro), a ruandesa Scholastique Mukasonga (10 de novembro), a pernambucana Lenice Gomes (13 de novembro) e a editora francesa Ana Caona (17 de novembro).

No dia 10 de novembro, a Feira recebe o 3º Encontro de Influenciadores Literários e Seguidores, com a presença das booktubers e escritoras Bel Rodrigues e Paola Aleksandra. A República Tcheca é o país convidado de honra e contribui com diversificada programação no primeiro fim de semana e estande próprio.

A escritora

Ana Margarida de Carvalho nasceu em Lisboa, onde se licenciou em Direito e viria a tornar-se jornalista, assinando reportagens que lhe valeram sete dos mais prestigiados prêmios do jornalismo português, entre os quais o Prêmio Gazeta Revelação do Clube de Jornalistas de Lisboa, do Clube de Jornalistas do Porto ou da Casa de Imprensa.

Passou pela redação da SIC e publicou artigos na revista Ler, no jornal de Letras, na Marie Claire e na Visão. Lecionou workshops de Escrita Criativa, foi jurada em vários concursos oficiais e festivais cinematográficos e é autora de reportagens reunidas em coletâneas, de crônicas, de guiões subsidiados pelo ICA (Instituto do Cinema e do Audiovisual, I.P.) e de uma peça de teatro.

Em 2018, a escritora na Ana Margarida de Carvalho venceu o “Grande Prêmio de Conto Camilo Castelo Branco” com o livro Pequenos Delírios Domésticos, atribuído pela Associação Portuguesa de Escritores (APE).

Seu romance “Não se pode morar nos olhos de um gato” (Dublinense, 2018) foi vencedor do Grande Prêmio de Romance 2016 APE/DGLAB, do Prêmio Manuel de Boaventura 2017, e foi finalista do Livro do Ano 2017 SPA e do Prêmio Oceanos 2017.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: