Encontro de Escritores reúne literários dos países de língua portuguesa

Da Redação

Com o Teatro Alberto Maranhão lotado, foi aberto oficialmente na tarde de 28 de abril, o I Encontro de Escritores da Língua Portuguesa (EELP), que ocorreu até dia 30, com a participação de escritores do Brasil, Angola, Cabo Verde, Portugal, Moçambique, São Tomé e Timor Leste, todos países que têm o português como língua oficial.

Na conferência de abertura, o ensaísta e professor de português, Carlos Reis, abordou o tema “Literatura Lusófona: elo entre continente e culturas”, tendo entre os debatedores o presidente da Academia Norte-rio-grandense de Letras (ANL), Diógenes de Cunha Lima; o escritor do Timor Leste, Luis Cardoso Takas; além de Márcio de Lima Dantas, professor de Letras da UFRN, e Ana Maria Cascudo, da Academia Feminina de Letras.

Na solenidade de abertura, a prefeita do Natal, Micarla de Sousa, ressaltou a importância da integração dos povos irmãos. “Temos uma origem comum através da língua, o que nos aproxima em unidade e irmandade. E nada melhor do que um encontro como este, quando se discute o papel da língua mãe portuguesa, para que estes países estreitem mais ainda relações em comum”, destacou a prefeita Micarla de Sousa. A chefe do executivo municipal natalense disse ainda que este é o momento de celebrar Natal como a capital mundial da língua portuguesa.

A prefeita lembrou que o EELP é fruto de todo um trabalho feito em várias etapas e que já gerou frutos para a cidade do Natal. “Este momento atual começou no ano passado, quando a capital natalense se tornou a 29º cidade integrante da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCLA)”, informou a prefeita Micarla de Sousa.

A partir de então vários outros eventos se sucederam, como a realização das semanas de Natal em Lisboa e de Lisboa em Natal, a instituição destas duas capitais como cidades irmãs, até chegar à realização do EELP, ampliando ainda mais o desenvolvimento da integração dos países de língua portuguesa, desta vez através da literatura. “Depois da realização das duas semanas em Lisboa e Natal, registramos, depois de acordos feitos com a TAP Linhas Aéreas, a principal companhia área de Portugal, o aumento da vinda de turistas portugueses para o município natalense”, informou a chefe da administração natalense.

O secretário geral da UCCLA, Miguel Anacoreta Correia, disse ainda, na solenidade de abertura, que foi uma ousadia positiva Natal ter a idéia de realizar este encontro, para integrar os países através da língua mãe. “O encontro também é um momento de desenvolver o turismo desta bela cidade que é Natal”, destacou Anacoreta. Já o presidente da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), Rodrigues Neto, afirmou que através do EELP os escritores portugueses levarão a cultura de seus países para o mundo.

Escritores Participaram do encontro os escritores Ndalu Almeida Ondjaki (Angola), Helder Vaz, Filomena Embalo e Filinto Barros (Guiné-Bissau), Daniel Eurícles Rodrigues Spínola, Américo Silva e José Luiz Tavares (Cabo Verde), Antônio Carlos Cortez (Portugal), Suleimane Cassamo (Moçambique), Inocência Mata (São Tomé) e Luis Cardoso Takas (Timor Leste).

O I Encontro de Escritores da Língua Portuguesa tem como destaques de sua programação a participação dos escritores Carlos Reis, ensaísta e professor português, que fez a conferência de abertura, o escritor Brasileiro João Ubaldo Ribeiro, que faz palestra em 29 de abril, e o escritor angolano José Eduardo Agualusa, que também ministrou palestra durante o evento.

Deixe uma resposta