Embaixada oferece busto de D. João no RJ

Da Redação Com agencias

Foto AF Rodrigues

O Prefeito do Rio de Janeiro, César Maia, e o embaixador de Portugal no Brasil, Francisco Seixas da Costa, inauguraram na manhã de 28 de novembro um busto de Dom João VI, que ficará instalado no Palacete Princesa Isabel, no Centro Cultural Municipal de Santa Cruz, local de lazer freqüentado pelo rei luso-brasileiro.

O busto é uma oferta da Embaixada de Portugal no Brasil à Prefeitura do Rio de Janeiro, para cuja execução foi possível graças ao apoio financeiro do Banco Millenium BCP, o qual contou com a presença do diretor para o Brasil, João Teixeira de Abreu.

Compareceram à cerimônia o Secretário Municipal para as Culturas, Ricardo Macieira, o Cônsul-Geral de Portugal, embaixador António Almeida Lima, o coordenador brasileiro das comemoração dos 200 anos da vinda da corte portuguesa para o Brasil, embaixador Alberto da Costa e Silva, o descendente de Dom João VI, António de Orleans e Bragança, e o Conselheiro Cultural da Embaixada de Portugal, Adriano Jordão.

A cerimônia marcou formalmente o término das comemorações no Rio de Janeiro dos 200 anos da chegada da família real portuguesa. Dezenas de crianças de escolas assistiram à inauguração do busto. "Foi possível revisitar a figura de D. João de forma mais profunda. Na realidade, D. João ter vindo para aqui de uma forma inopinada acabou por criar em Portugal uma espécie de vazio histórico", declarou o diplomata Seixas da Costa. “D. João começou 2008 com uma imagem e terminou com outra inteiramente diferente”, explicou embaixador Costa e Silva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Send this to a friend