Em despedida, Cônsul Geral lança livro de poemas em São Paulo

Da Redação

“Cinematografia”, com poemas de Paulo Lopes Lourenço, será lançado em São Paulo no final de semana. Este é o primeiro livro de poesias do autor publicado no Brasil.

Cinematografia é a técnica de projetar imagens estáticas e sequenciais em uma tela, com velocidade suficiente para dar movimento a elas. As imagens presentes nos 90 poemas de Paulo Lopes Lourenço reunidos neste livro, que a Ateliê Editorial acaba de lançar, criam narrativas a partir desse conceito.

“Estes poemas poderiam ser fotogramas, fabricados visuais ou instalações. E embora contenham, também, uma experiência narrativa precisa e oculta, eles são a minha coleção particular e pessoal de curtas metragens”, afirma o autor.

Ilustrado por Fernando Lemos, este é o primeiro livro de poemas de Lopes Lourenço lançado no Brasil. Os textos aqui reunidos foram quase todos escritos durante a estada do autor no país – que foi Cônsul Geral de Portugal em São Paulo entre 2012 e 2018.

Ainda que a cidade não esteja presente no livro de maneira explícita (há apenas um poema que alude diretamente a ela), o autor acredita que a experiência de morar na capital paulista tenha contribuído para o resultado final. “É inegável que muitos dos textos foram escritos nestes últimos seis anos e que a minha estada aqui os marcou. Não é, aliás, por acaso que dedico o livro também a São Paulo, a que retribuo de modo muito sincero pelos anos gratos que aqui vivi”, explica.

O jornalista Manuel da Costa Pinto escreve, no prefácio do volume, que na poesia de Lopes Lourenço “a geografia precisa dos espaços se conjuga a uma reflexão – entre espantada e irônica – sobre aquilo que se oferece ao olhar de maneira inusitada”.

Para marcar o lançamento do livro – e sua despedida da capital paulista – o autor fará uma manhã de autógrafos no saguão da Biblioteca Mário de Andrade no dia 11 de agosto, entre 11h e 14h.

SERVIÇO
Lançamento do livro

Cinematografia, por Paulo Lopes Lourenço

Editora: Ateliê Editorial

Data: Sábado, 11 de agosto de 2018

Local: Saguão da Biblioteca Mário de Andrade – Rua da Consolação, 94 – Tel: (11) 3775-0002

Horário: das 11h às 14h

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend