Educadores de Brasília embarcam para Portugal em busca de capacitação

Da Redação

A 12ª Missão Técnica Internacional do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (SINEPE/DF) começa nesta quarta-feira, dia 3 e segue até 17 de abril. Durante quinze dias, 26 integrantes brasileiros participarão de cursos de capacitação e farão visitas a estabelecimentos de ensino de Portugal e Espanha.

Além de possibilitar o intercâmbio cultural e educacional, os integrantes das comitivas buscam conhecer práticas educacionais de excelência em outros países, promovendo o contato com diferentes visões e experiências praticadas por escolas estrangeiras.

“O objetivo é trazer novos conhecimentos para os colégios particulares do DF, inovando e aperfeiçoando ainda mais nossos projetos pedagógicos e a experiência dos alunos”, explica o presidente do Sindicato, Álvaro Domingues, que integra a missão.

Em Portugal, os educadores deverão visitar três escolas e participarão de uma capacitação na Escola Superior de Educação de Lisboa. Na Espanha, os membros da missão participarão de um curso de extensão na Universidad de Alcalá, em Salamanca.

Em 15 anos, Portugal conseguiu crescimento de 38 pontos em matemática e destaca-se entre os países europeus como o único a conseguir ampliar continuamente seus resultados nas três áreas do conhecimento (matemática, leitura e ciências).

Ambos os países já haviam sido visitados pelo projeto em 2015. Desta vez, os educadores conhecerão outras instituições. “Voltar a Portugal e à Espanha nada tem de repetição. A programação é inovadora. Esta escolha tem foco nos excelentes resultados obtidos por Portugal no Programa Internacional de Avaliação do Estudante – PISA. O crescimento de Portugal nas classificações do PISA desde 2000 é resultado de um trabalho focado na melhoria da qualidade do ensino português” explica Álvaro Domingues.

Criado em 2008, o programa do SINEPE/DF já visitou 16 países em diversos continentes. Na última missão, realizada em abril de 2018, os educadores visitaram Canadá e Estados Unidos. Ao longo dos últimos dez anos, as missões envolveram mais de 180 participantes, entre gestores de escolas particulares do DF, educadores e parceiros.

O Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (SINEPE/DF) é o representante legal das mais de 540 escolas, da Educação Infantil ao Ensino Médio, de todas as regiões administrativas do DF. Quase metade das instituições particulares já são filiadas ao sindicato, e atendem a cerca de 200 mil alunos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend