Educadora brasileira analisa obra de Saramago em livro

Da Redação

A Editora Unesp lança uma obra de análise profunda daquele que é o romance de José Saramago menos enfocado pela crítica: A Jangada de Pedra (1986). O foco do livro "A jangada de pedra – Uma viagem alegórica à poética de José Saramago" traz a alegoria como procedimento de construção fundamental do autor português, com análise da obra na qual ela própria se oferece como alegoria da modernidade para focar a identidade cultural portuguesa.

Segundo a autora Gisela Maria de Lima Penha, é a “escrita labiríntica e enigmática de Saramago que nos incita a mergulhar nesse romance”. Ela começa seu texto com reflexões teóricas sobre a alegoria, para em seguida fazer um exame detalhado de cada capítulo de Jangada, expondo o modo como se dá o jogo de sentidos entre o literal e o figurado na obra de Saramago. Ao chegar ao último capítulo, Penha junta o universo de Portugal.

Nascida em São José do Rio Preto, interior de SP, Gisela Penha é licenciada, mestre e doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Desde 1998 ensina literatura em faculdades e é coordenadora de curso há seis anos, e atualmente é avaliadora do MEC de cursos da área.

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site: www.editoraunesp.com.br ou telefone (11) 3242-7171. As informações são da Pluricom.

Deixe uma resposta