Editora lança em São Paulo “Viagem às Terras de Portugal” em poemas

Livro da Editora Peirópolis leva o leitor a conhecer, por meio dos poemas de José Santos, um pouco mais da cultura, história e literatura de Portugal. 

 

Da Redação

A Editora Peirópolis lança dia 2 de junho, a partir das 15h, na Livraria da Vila, em São Paulo, o livro Viagem às terras de Portugal, de autoria de José Santos com ilustrações de Afonso Cruz.

A obra, apoiada pela Direção-Geral do livro e das Bibliotecas de Portugal, reúne poemas sobre as impressões do autor durante sua viagem a Portugal, realizada em 2009. No evento, haverá leitura de poemas e oficina para as crianças sobre temas portugueses com a participação do poeta Paulo Netho.

A viagem que deu origem à obra é apresentada ao leitor por meio de poemas bem-humorados que representam momentos significativos vivenciados pelo autor. Entre eles, sua passagem pelas colinas de Lisboa, Ilha da Madeira e cidade do Porto. Curiosidades sobre a culinária típica, como o famoso sanduíche “Francesinha” à moda do seu Manuel, referências à religiosidade e à cultura e homenagens ao poeta Camões e ao escritor Gil Vicente também se converteram em poesia, marcando o percurso afetivo de José Santos pelo país luso.

As ilustrações são do premiado autor e ilustrador português Afonso Cruz, que José Santos conheceu em suas andanças. Com elas a obra ganhou uma expressiva parceria, proporcionando ao leitor uma experiência lúdica dos caminhos percorridos pelo escritor no berço da Língua Portuguesa.

Segundo Santos, o livro é uma forma de disseminar a cultura portuguesa e aproximar os brasileiros do país que os colonizou. “Tinha curiosidade em conhecer as terras de meus ancestrais. Parti para Portugal e, assim que retornei ao Brasil, tive a ideia, juntamente com o Afonso – que conheci lá -, em transformar aquelas aventuras em livro. O objetivo de Viagem às terras de Portugal é apresentar aos brasileiros e também aos portugueses um pouco de minha experiência no país e aproximar essas duas nações, que mesmo separadas por um oceano, são unidas por um único coração”, conclui o autor.

O livro possui o selo verde de certificação concedida pela FSC – Forest Stewardship Council (Conselho de Manejo Florestal) – que garante a origem da madeira utilizada na fabricação do miolo do livro.

José Santos é mineiro de Santana do Deserto (MG). Andou por Cataguases e Juiz de Fora, em Minas, e vive em São Paulo desde 1991. É autor de vários livros de poesia para crianças e jovens e publica
regularmente pela Editora Peirópolis desde 2007. José Santos também organizou O livro extravagante e outros poemas, do autor português José Jorge Letria. Como diretor do Museu da Pessoa, organizou Memórias de brasileiros – uma história em todo canto e recontou depoimentos de infância concedidos ao museu no livro Crianças do Brasil – suas histórias, seus brinquedos, seus sonhos, ambos também lançados pela Peirópolis. Atualmente, coordena o projeto Memória da Literatura InfantoJuvenil, que já entrevistou dezenas de escritores, ilustradores e editores. José Santos realiza também oficinas de rimas com seu filho Jonas, um escritor precoce e amante da poesia.

O ilustrador: Nasceu em 1971, na Figueira da Foz, e acabou por frequentar mais de meia centena de países. Percorreu o Brasil desde o Acre ao Rio Grande do Sul, fez milhares de quilômetros por terra e outros tantos quilômetros de amigos. Alguns dos livros que escreveu foram premiados, como Enciclopédia da estória universal (Grande Prêmio de Conto Camilo Castelo Branco 2010), A contradição humana (Prêmio Autores 2011 SPA/RTP; seleção White Ravens 2011; menção especial Prêmio Nacional de Ilustração 2011) e Os livros que devoraram meu pai (Prêmio Maria Rosa Colaço 2009).

SERVIÇO:

Lançamento Viagem às terras de Portugal
Sessão de autógrafos com o autor José Santos e leitura de poemas para as crianças sobre temas portugueses com a participação do poeta Paulo Netho
Dia 02 de Junho – 15h
Livraria da Vila
Rua Fradique Coutinho, 915 – Pinheiros
Telefone: (11) 3814-5811

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: