De Portugal Digital
Hermino Oliveira/Lusa
Victor Alegria recebe do embaixador de Portugal do Brasil, Seixas da Costa, a Comenda da Ordem do Infante Dom Henrique pelo trabalho em prol das culturas de língua portuguesa, em Brasília, 23 de novembro de 2007. |
O editor português Victor Alegria , proprietário da Editora Thesaurus, em Brasília, foi agraciado pelo Estado português com a comenda da Ordem do Infante Dom Henrique, em cerimônia realizada na Embaixada de Portugal.
No evento, o embaixador português no Brasil, proponente da condecoração, recordou o percurso pessoal de Victor Alegria e o trabalho que, há décadas, tem desenvolvido em prol das culturas de Língua Portuguesa, informou a Embaixada em comunicado.
Nos anos 50, Victor Alegria foi militante do Movimento de Unidade Democrática (MUD) Juvenil e um dos fundadores da Livraria Divulgação, no Porto. Perseguido pela polícia política portuguesa, viria a exilar-se no Brasil em 1963. Durante a ditadura militar brasileira, Victor Alegria esteve preso, mas nunca abandonou a atividade editorial.
Como editor, com mais de 2100 títulos publicados na "Thesaurus", Victor Alegria foi autor da iniciativa "Biblioteca do Cidadão – Livro na Rua", uma publicação que há anos é distribuída gratuitamente pelas escolas, com excertos de obras literárias em Língua Portuguesa. "Mais de 400 mil exemplares, de cerca de 160 autores – portugueses, brasileiros e africanos -, foram oferecidos nos últimos sete anos, graças ao entusiasmo e à generosidade de Victor Alegria".