Dicionário da Lusofonia lançado no Real Gabinete Português de Leitura

A apresentação do colóquio será feita pelo português Fernando Cristóvão, da Universidade de Lisboa, um dos coordenadores da obra e mediador do debate em torno dos países lusófonos com outros professores portugueses e brasileiros.

A enciclopédia, com cerca de mil páginas, é uma obra elaborada por 358 especialistas dos oitos países que usam o português como língua oficial (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste). No livro, podem ser encontrados conceitos lingüísticos, e ainda sobre as línguas faladas, história, geografia, economia, arte, literatura, gastronomia, religiões, costumes, curiosidades, entre outros.

O evento tem a idéia inicial, além do lançamento do dicionário pela Texto Editora, abordar o problema do livro português no Brasil, segundo o presidente do Real Gabinete, Antonio Gomes da Costa. “Para isso, o Instituto do Livro – uma entidade oficial portuguesa – tem dado apoio as editoras brasileiras que editam obras de autores portugueses”, diz.

O evento é aberto ao público e acontece nos dias 20 e 21 de novembro. Confira a programação do Colóquio: Dia 20/11 – 2ª feira – 14h30 – Lusofonia – uma idéia e uma realidade (Prof. Fernando Cristóvão/Univ. de Lisboa); O Livro Português no Brasil (Prof. Evanildo Bechara/ABL); – Intervalo – Apresentação do Dicionário Temático da Lusofonia (Mestre Maria Adelina Amorim e Prof. Fernando Cristóvão – Univ. de Lisboa / co-coordenador e co-autor); Dia 21/11 – 3ª feira – 14h30 – Os Livros e a Língua dos Livros (Profª. Maria Lúcia Garcia Marques/ Univ. de Lisboa); – Mesa redonda com os professores brasileiros: Prof. Adriano de Freixo/UFRJ; Prof. Aníbal Bragança/UFF; Prof. Sérgio Nazar David/UERJ e Prof. Evanildo Bechara / ABL. E com os professores portugueses: Prof. Fernando Cristóvão; Mestre Maria Adelina Amorim e Profª. Maria Lúcia Garcia Marques – Univ. de Lisboa).

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: