Diário de Bordo: Trio Ricardo Araújo da Ucrânia para o Brasil

Por Ricardo Araújo

 

25 de Junho
Eu , Marly Gonçalves e Renato Araújo fomos jurados o dia inteiro no Festival da Balalaika que começou às 10h00 e terminou às 17h00. Ouvimos e analisamos muitos estudantes. Foi incrível observar a forte tradição musical nesta região da Ucrânia. Crianças e jovens tocando seus instrumentos com excelente qualidade técnica.

26 de Junho
Mais um dia de intenso trabalho ouvindo dezenas de estudantes de várias escolas de músicas que se inscreveram no Festival.

27 de Junho

Hoje foi dia de permanecermos no hotel descansando e mandando notícias para os nossos familiares e amigos. A Internet aqui não funciona sempre da melhor maneira mas importante é mandar notícias, mesmo que isso signifique algumas horas tentando conexão. As saudades já são muitas mas ainda temos pela frente o Concerto de Gala, o programa de encerramento do Festival aqui em Savastopol e ainda o Festival em Sudak.

Dia 28 de Junho
Almoçamos no hotel e em seguida fomos para o maior teatro da cidade de Sevastopol. Chegando lá vimos muito movimento com vários músicos, a platéia lotando o teatro e emissoras de televisão. O Maestro Dmitry me chamou ao palco para fazer um pequeno discurso em português quando falei sobre o grande privilégio e honra de estarmos ali, em fazer parte do corpo de jurados e que viemos do longínquo Brasil levando a tradição e herança das pátria dos nossos pais, Portugal. Em seguida entregamos alguns prêmios para os vencedores.
A nossa participação foi executando um instrumental “Katiuska” e “Brasileirinho”. Marly cantou o fado “Meu amigo João” do Jorge Fernando e Fado Corrido. Assistimos a apresentação dos grupos vencedores e em seguida fizemos o encerramento novamente com o Hino de Sevastopol na voz de Marly Gonçalves com toda platéia acompanhando. Momento marcante!

29 de Junho
Nos despedimos da organização do festival da cidade de Sevastopol e seguimos para Sudak ao lado do Maestro Dmitry. Fizemos uma viagem tranquila, passando em Sinferopol para buscar a esposa do Dmitry, Valentina, que veio direto de Moscou para ser jurada também no Festival em Sudak. Ela é, com certeza, a maior conhecedora do instrumento chamado “Dombra” em Moscou.

Tivemos a grande alegria de receber o convite para 2013 fazer nossa participação no aniversário de 40 anos do quarteto Skaz. Sem dúvida foi um momento de maior alegria da viagem. Participar deste aniversário será um marco nas nossas carreiras. Só para vocês terem uma idéia: o Quarteto Skaz recentemente fez uma apresentação particular para o presidente da Rússia! Apenas este dado retrata a grande honra que sentimos em receber este convite do amigo e maestro Dmitry.

Chegamos em Sudak em um lindo hotel de luxo, jantamos e fomos direto conhecer o castelo de Sudak a convite dos organizadores do Festival.

Estamos chegando ao fim de 14 dias de convívio com uma cultura musical fantástica, com grandes músicos, professores, maestros e estudantes de qualidade notável. Levo para o Brasil boas e novas amizades e lembranças de momentos preciosos que passei ao lado dos meus companheiros Renato Araújo, Saulinho Rodrigues e Marly Gonçalves.

Agradeço a organização do Festival em Sevastopol e organização do Festival em Sudak por toda atenção e carinho! Foi tudo em alta qualidade!

Ao renomado maestro Dmitry os meus agradecimentos serão eternos! Feliz em ter fortalecido ainda mais nossa amizade!

São Paulo, estamos chegando e obrigado ao Mundo Lusíada que nos deu espaço para contarmos das nossas aventuras por terras da França e da Ucrânia, sempre com Brasil e Portugal nos nossos corações.

 

Leia mais em:  Mundo Lusíada a bordo com Trio Ricardo Araújo e Marly Gonçalves

Diário de Bordo: Trio Ricardo Araújo, de Paris a Ucrânia

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: