Depois de Brasília, São Paulo recebe lançamento de obra com receitas da Família Real

Mundo Lusíada

Depois de Brasília, São Paulo recebe agora um evento de Lançamento do Livro “Arte da Cosinha”, no dia 13 de junho, às 18h, no Consulado Geral de Portugal.

A obra rara da autoria do cozinheiro real João da Matta, cuja primeira edição data de 1876, contém cerca de trezentas páginas com receitas originais dos principais jantares organizados para Famílias Reais de Portugal e Imperial Brasileira.

O livro é uma das obras raras e icônicas que integram o acervo da histórica Biblioteca “Fran Paxeco”, na sede do Grêmio Literário e Recreativo Português de Belém do Pará, uma das mais importantes bibliotecas do Brasil, com inúmeras obras históricas de referência.

Na obra “Arte de Cozinha”, João da Matta, famoso cozinheiro real, apresenta todos os detalhes dos banquetes confeccionados na época para a família real portuguesa, e as receitas completas de todos os quitutes e pratos servidos, com enorme rigor e riqueza de detalhes, desde a massa do famoso bolinho de bacalhau ao recheio do doce e saboroso pastel de Santa Clara.

A reedição agora fac-similada resulta de uma parceria entre o Governo do Estado do Pará, por meio da Imprensa Oficial do Estado, e o Grêmio Literário Português de Belém do Pará, e faz parte das comemorações de 150 anos de fundação da entidade, comemorados em 2017.

Em Brasília, o Secretário das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, esteve presente no lançamento, na Embaixada de Portugal, da reedição de “A Arte da Cozinha”, na noite do último 27 de abril.

Para o Embaixador de Portugal Jorge Cabral, “esta obra é sem dúvida mais um elemento de fortalecimento e união dos laços entre o Brasil – o Estado do Pará e Portugal, que vivem um momento de grande intensidade, e representa uma inquestionável valorização do patrimônio cultural de Portugal”.

SERVIÇO:
Lançamento do Livro “Arte da Cosinha”

Gratuito

Quando: 13/06 às 18h00

Local: Consulado Geral de Portugal em S. Paulo: Rua Canadá, 324, Jd. América.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend