Cuca Roseta: A Voz do Fado Moderno

Por Ingrid Morais
Para Mundo Lusíada

Na noite da última sexta-feira, dia 20 de setembro, tivemos o show especial de Cuca Roseta, um dos maiores nomes do fado contemporâneo que abrilhantou o III Festival de Fado e MPB realizado na Casa de Portugal em São Paulo.

A talentosa artista que já esteve nos mais prestigiados palcos ao redor do mundo trouxe à cidade um repertório que incluiu músicas de seu mais recente trabalho, seus grandes sucessos como “Arranha Céu” e o clássico “Foi Deus”.

O novo álbum promete uma inovadora união do fado com a MPB e conta com parcerias de grandes nomes da música brasileira, incluindo Zeca Pagodinho, Seu Jorge e Zé Renato.

Após a belíssima apresentação, Cuca nos concedeu esta breve entrevista:

Mundo Lusíada: Como foi a experiência de realizar um show na tradicional Casa de Portugal?

Cuca Roseta: Já vim outras vezes à São Paulo, mas é a primeira vez na Casa de Portugal. É um lugar que nós todos em Portugal reverenciamos e há uma expectativa em apresentar-se nessa casa que fará 90 anos. Foi um espetáculo maravilhoso! Eu gosto muito do público do Brasil, fiz muitas turnês pelo país, em Belém do Pará, Manaus, Goiânia, Brasília, Rio de Janeiro… e sempre somos recebidos com muito carinho, mas eu acho que aqui na Casa de Portugal há sempre aquela coisa especial de trazermos a tradição àqueles que aqui vivem e que tem família em Portugal, e por isso acaba por ser assim muito forte. Tem uma energia muito boa.

ML: Quem são os artistas brasileiros que você admira?

CR: Tem muitos. Seu Jorge (com quem já gravei), Maria Bethania, Dorival Caymmi, Nana Caymmi (gosto dos antigos), Djavan (que acompanhei em minha adolescência) e Zeca Pagodinho.

ML: De que forma o fado, estilo musical tradicional português, tem sido recebido pelas novas gerações?

CR: Muito bem recebido. Com essa nova geração da qual faço parte, junto com  Azambuja, Carminho, Ana Moura, Mariza e tantos outros que estão a surgir, acredito que o fado tem atraído cada vez mais jovens. Até as crianças já gostam. Nesse ano fui jurada do The Voice e é lindo ver a tradição do flamenco, por exemplo, começar em Portugal…mais jovens tocando… novos talentos surgindo…é bom que isso também aconteça com o fado ao redor do mundo.

 

Deixe uma resposta