Contrato de casamento do D. Pedro II vai a leilão em São Paulo

Da Redação

Brincos de ouro da Princesa Isabel.

A Dutra Leilões, tradicional casa especializada em leilões de artes, antiguidades e jóias de São Paulo, vai realizar um pregão no próximo dia 18 de setembro com peças históricas imperiais e de titulares do Império brasileiro. Dentre as diversas peças que serão leiloadas, quatro chamam a atenção pelo valor histórico: o contrato de casamento de D. Pedro II com a Imperatriz Dona Teresa Cristina; a bengala do pai do futebol no Brasil, Charles Miller; um par de brincos de ouro com a pintura do rosto da Princesa Isabel; e um contrato de venda de escravo.

O leiloeiro oficial, Luiz Fernando Moreira Dutra, comenta que contrato de casamento, de 1843, é um documento raríssimo e de grande importante para a história do País. “No contrato encontramos detalhes desta união, realizada por procuração”.

Já no contrato de venda de escravo encontram-se as seguintes informações: “Primeiro traslado de escriptura de venda d’uma escrava por nome de Emilia, que faz João Antonio Ribeiro de Lima a Antonio Dias Souto pelo preço e quantia de um conto e trezentos mil reis”. O documento é de 18 de abril de 1874, assinado por Antonio Archanjo Dias Batista, do tabelião do 3º Cartório de São Paulo; com marcas d’água, 32 x 22 cm, 4p com selo de 400 reis, discreta oxidação sem comprometimento do texto.

Sobre o par de brincos com a pintura do rosto da Princesa Isabel, Dutra explica que esta peça foi dada de presente às debutantes que participaram dos festejos dos 15 anos da princesa. “Este, especificamente, foi presenteado a Baronesa de Serro Azul, Maria José Correa, casada com seu primo-irmão Barão de Serro Azul, comerciante e poeta paranaense Ildefonso Pereira Correa”.

Contrato de venda de escravo de 1874.

Já a bengala de Charles Miller acompanha declaração atestada e assinada por seu neto, Carlos Rudge Miller Junior. “Constituída de madeira nodosa com 93 centímetros, a bengala foi feita na Europa durante a transição do século XIX para o século XX”, detalha Dutra.

Outras peças compõem o leilão, como uma coleção raríssima de 12 salvas de origem portuguesa e brasileira dos séculos XVII e XVIII; um conjunto de taças de cristal da Bohemia da Princesa Dona Leopoldina, filha de D. Pedro II e irmã da Princesa Isabel. O conjunto é composto de 146 peças, que eram utilizadas no palácio da família; bule de prata que pertenceu à família Real Portuguesa em 1808, quando se mudaram para o Brasil. A peça foi ofertado por D. Pedro I à Marquesa de Santos e, posteriormente, fez parte da coleção do Conselheiro Barão de Ramalho de São Paulo; entre outras.

Além do leilão, a casa realiza exposição das obras, com entrada gratuita, de 7 a 17 de setembro, das 14 às 21 horas, na Rua João Lourenço, 79, Vila Nova Conceição, em São Paulo. O convite e o catálogo completo estão disponíveis no site www.dutraleiloes.com.br.

 

SERVIÇO

Exposição: 7 a 17 de setembro de 2012, das 14 às 21 horas.
Leilão: 18 de setembro de 2012 (noite única), a partir das 21h.
Local da exposição e leilão: Rua João Lourenço, 79, Vila Nova Conceição, São Paulo.
Fone: (11) 3887-3234 / (11) 7869-8969

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: