Concerto de Mário Laginha e Hamilton de Holanda celebra o Dia de Portugal em SP

Da Redação

No 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, a cidade de São Paulo recebe um concerto gratuito para celebrar a data, no âmbito do Experimenta Portugal 2019, com dois nomes icônicos do jazz e da world music: o português Mário Laginha, e o brasileiro Hamilton de Holanda.

O show acontece na Unibes Cultural, no bairro do Sumaré, às 20h, e reúne a maestria e o virtuosismo dos dois países em uma noite que celebra o estreitamento de laços entre Brasil e Portugal. Após o concerto, o Cônsul Geral de Portugal em São Paulo, Paulo Nascimento, oferece uma recepção aos convidados para assinalar o Dia Nacional.

Com uma carreira de três décadas, Mário Laginha é um dos mais prestigiados pianistas portugueses, especialmente no jazz. O artista de 59 anos tem articulado uma forte personalidade musical com uma vontade imensa de partilhar a sua arte com outros músicos e criadores. Mantêm projetos com diversos músicos, incluindo os brasileiros André Mehmari, Gilberto Gil, Armando Marçal e Lenine.

Com uma sólida formação clássica, Laginha tem escrito para formações tão diversas como a Big Band da Rádio de Hamburgo, Big Band de Frankfurt, a Orquestra Filarmônica de Hannover, Orquestra Metropolitana de Lisboa o Remix Ensemble da Casa da Música, o Drumming Grupo de Percussão e a Orquestra Sinfônica do Porto.

No dia 10 de junho, ele sobe ao palco com um dos mais conceituados instrumentalistas do Brasil. Aos 41 anos de idade e 36 anos de carreira, Hamilton de Holanda traz na bagagem um misto do incentivo familiar e do aprendizado adquirido no bacharelado em Composição pela Universidade de Brasília. O conhecimento formal, unido à prática em rodas de choro e samba, resultou na maestria que rendeu ao músico o apelido de “Jimi Hendrix do bandolim”.

O choro é sua primeira referência e, a partir de sua iniciativa, no ano 2000, foi criado o Dia Nacional do Choro, comemorado em 23 de abril, data de nascimento de Pixinguinha. Além do choro e do samba, aglutina em sua obra outras tantas tradições culturais brasileiras, como o frevo e a bossa nova.

Em sua trajetória, consta o prêmio de melhor instrumentista por unanimidade, na única edição e nas duas categorias – erudito e popular, do Icatu Hartford de Artes 2001, o seu CD”01 byte 10 cordas” recebeu o título CHOC de uma das mais importantes publicações europeias de música, “Le Monde de la Musique” e foi diversas vezes indicado ao Latin Grammy e levou o troféu em duas edições: em 2016, na categoria Melhor Disco Instrumental com ‘Samba de Chico’, e em 2015, na categoria Melhor Canção Brasileira, com ‘Bossa Negra’, parceria com Diogo Nogueira e Marcos Portinari.

O evento “Experimenta Portugal: Concerto Mario Laginha e Hamilton de Holanda” acontece dia 10 às 20h, no Unibes Cultural (Rua Oscar Freire, 2500 – São Paulo). Entrada Gratuita (mediante inscrição ).

Ampla programação

O concerto é um dos muitos eventos do Experimenta Portugal 2019, iniciativa do Consulado Geral de Portugal em São Paulo que chega à quinta edição promovendo um intercâmbio cultural e artístico entre os dois países na maior cidade lusófona do mundo.

A programação começou em maio, com o Dia da Língua Portuguesa, e estende-se até o final de junho na capital paulista. Confira a agenda:

Junho

03/06 a 30/06 – Exposição “Poesia Experimental Portuguesa” (Estação Luz da Linha 4-Amarela do Metrô, 4h40 à 00h00)

07/06 a 09/06 – Vinhos de Portugal – JK Iguatemi, 13h às 23h (sexta), 11h30 às 23h (sábado), 11h30 às 21h (domingo)

10/06 – Concerto com Mário Laginha e Hamilton de Holanda (Unibes Cultural, 20h)

11/06 – Ciclo de palestras e workshops “Portugal – Inovação e empreendedorismo” (Unibes Cultural, das 8h30 às 18h)

13/06 – Peça “A esperança na caixa de chicletes Ping Pong”, de Clarice Niskier (Unibes Cultural, 20h)

15/06 – Mostra Fotográfica Projeto Água Vida (Consulado Geral de Portugal em São Paulo, às 15h, visitas de segunda a sexta das 9h às 17h)

24/06 – Sessão Solene em comemoração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas (ALESP, 20h)

29/06 – Sessão Cine Lusco-Fusco em homenagem ao dia de Portugal – Exibição do filme “Morrer como um homem”, de João Pedro Rodrigues (Consulado Geral de Portugal em São Paulo, 16h)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend