Começa votação das Sete Maravilhas arquitetônicas de Portugal

Reprodução

A lista dos candidatos foi divulgada nesta quinta-feira, 07 de dezembro, no Centro Cultural de Belém, em uma cerimônia presidida pela Ministra da Cultura de Portugal, Isabel Pires de Lima. Dentre 77 obras arquitetônicas, foram selecionados 21 monumentos portugueses candidatos a integrar a votação das "Sete Maravilhas de Portugal". De norte a sul e do interior ao litoral, monumentos que representam pontos turísticos imperdíveis para os estrangeiros ou para os próprios portugueses. 

Entre eles estão Mosteiro dos Jerónimos (Lisboa), Palácio da Pena (Sintra), Templo de Diana (Évora) Castelo de Guimarães (Braga), Convento de Cristo (Santarém), Convento e Basílica de Mafra, Fortaleza de Sagres (Algarve), Mosteiro da Batalha, Mosteiro de Alcobaça (Leiria), Mosteiro de Sta Maria de Belém, Templo Romano de Évora, Ruínas de Conímbriga (Coimbra), Palácio Nacional de Queluz (Sintra), Torre de São Vicente de Belém (Lisboa) entre outros.

As receitas obtidas com a campanha serão aplicadas na restauração de um monumento nacional. Porém, a organização deve contribuir ainda para a reconstrução do Buda gigante de Bamiyan, no Afeganistão, para o qual revertem os fundos angariados com a votação, divulgou o jornal Expresso.

Para uma maior interação, foram instalados e espalhados quiosques multimídia em Portugal, e próximos aos 21 monumentos candidatos às "Sete Maravilhas de Portugal". A decisão final será divulgada somente em julho do ano que vem, no Estádio da Luz, na data 07/07/2007. Dessa forma, a votação permanece online por 7 meses, cada pessoa dispõe de 7 votos, escolhendo assim os 7 melhores monumentos em Portugal. De acordo com a organização, a recorrência do número sete representa a simbologia da mudança e perfeição.

O resultado, de julho de 2007, ainda coincidirá com as "Sete Novas Maravilhas do Mundo", a iniciativa internacional que serviu como ponto de partida para a votação portuguesa. A versão internacional já reuniu mais de 20 milhões de votos, e os mais votados estão sendo o Coliseu de Roma, a Acrópole de Atenas, o Taj Mahal, na Índia, as Estátuas da Ilha da Páscoa, no Chile, e o Machu Picchu, no Perú. Para conhecer todos os monumentos candidatos às “Sete Maravilhas de Portugal” e participar da votação, acesse o site www.7maravilhas.pt.

 

Leia Mais:

» Cristiano Ronaldo, Scolari e Jennifer Lopez na festa das “Sete Maravilhas”

» Brasil empenhado na votação das novas "7 Maravilhas do Mundo"

» "7 Maravilhas de Portugal" divulga os dez mais votados

» As Sete Novas Maravilhas do Mundo, em 07/07/07, no Estádio da Luz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend