Começa o FestLip 2011 contando até com a Galícia

Da Redação

Primeiro festival a promover o intercâmbio teatral entre países da língua portuguesa, o Festlip chega à sua quarta edição comemorando, pela primeira vez, a participação da Galícia. Entre os dias 21 e 30 de julho, o Rio de Janeiro recebe 13 espetáculos teatrais inéditos, todos com entrada franca, de países como Portugal, Angola, Cabo Verde, Moçambique e Brasil, totalizando 40 apresentações, em meio a uma programação gratuita que inclui ainda oficinas, debates, palestras, exposição de fotografias, shows e uma mostra gourmet.

Realizado pela Talu Produções, o festival rende homenagem este ano ao principal grupo de teatro-dança de Cabo Verde, Raiz di Polon. Eles vêem ao Brasil apresentar o espetáculo ‘Cidade Velha’ e receber o troféu Festlip 2011, por sua contribuição ao teatro em vinte anos de carreira.

“Começamos com dez espetáculos de cinco países. No ano seguinte, tivemos a entrada de Guiné-Bissau e já somávamos mais de 400 grupos inscritos e 31 mil espectadores nas duas edições. Agora contabilizamos quase mil inscrições e 13 peças dos integrantes da CPLP, com a entrada de mais um país, a Espanha, representada pela Galícia, no novo módulo do Festlip: ‘Amigos da Língua Portuguesa’. É mais um passo no objetivo de estreitarmos os laços entre culturas tão distintas e ainda muito distantes” diz a atriz e produtora Tânia Pires.

Este ano, a programação teatral circula pelo Teatro Carlos Gomes, Espaço SESC, SESC Tijuca, SESC Rio Casa da Gávea, Teatro Ziembinski e CAIXA Cultural – Teatro Nelson Rodrigues. Sucesso absoluto de público nas três primeiras edições, o Festlipshow retorna mais uma vez ao bairro da Lapa, desta vez com um palco ao ar livre, sob os Arcos da Lapa. Lá, se apresentam artistas como os brasileiros AfroReggae, Vivianne Tosto e Carol Sant’Anna; o grupo de reggae Ras  Haitrm e o percussionista Celso Mahuaie, ambos de Moçambique; e ainda, em participação especial, a Bateria da Mangueira.

Entre as atividades paralelas estão presentes também as mesas de debates. Nos dias 26 e 27 de julho, a CAIXA Cultural – Teatro Nelson Rodrigues abriga palestras e debates como a ‘Conferência de Intercâmbio da Dramaturgia da Língua Portuguesa’, com mediação da crítica, ensaísta e professora Tânia Brandão e a participação de historiadores e dramaturgos. Já Moacyr Góes faz a palestra ‘História do Teatro Brasileiro através da Dramaturgia’.

A programação desta edição inclui a exposição fotográfica ‘Festlip em movimento’, registro das três primeiras edições que circulam pelas entradas dos teatros. Pelo quarto ano consecutivo, o restaurante 00 Cozinha Contemporânea oferece um menu especial entre os dias  20 e 31, com pratos inspirados na culinária dos países participantes. Nesta edição, o FESTGOURMET, criado pela  chef Joana Carvalho, oferecerá iguarias como o atum selado em crosta de quinoa com molho de curry vermelho picante, acompanhado por purê de baroa e salada verde com hortelã e amêndoas, em homenagem a Cabo Verde.

O Festlip conta a parceria da Rede Sesc Rio, da Secretaria do Município e Estado de Cultura, FUNARTE e Ministério da Cultura; com o patrocínio da Contax e da Caixa Econômica Federal, além do apoio cultural do Oi Futuro, Instituto Camões, CPLP – Comunidade dos Países da Língua Portuguesa e as embaixadas dos países participantes.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: