Colóquio em Salvador discute relações econômicas luso-brasileiras

Da Redação Com Lusa

Um encontro luso-brasileiro organizado pelo grupo Espírito Santo na Bahia reúne, neste dia 16 e 17 de outubro, políticos, acadêmicos e empresários para debater o futuro das relações econômicas entre Portugal e Brasil.

Cerca de 40 oradores participam de painéis sobre política externa e diplomacia econômica, globalização e interdependências, desafios da economia global, turismo global e a atualidade da lusofonia.

"Será um momento privilegiado, numa altura de crise econômica, para refletirmos e produzirmos pensamento contemporâneo sobre as relações econômicas entre os dois países", disse à Agência Lusa a presidente da Espírito Santo Cultura, Maria João Bustorff.

O evento, no Tivoli Ecoresort, a 80 quilômetros de Salvador, faz parte das comemorações dos 200 anos da transferência da corte portuguesa para o Brasil e antecede a 9ª cúpula Brasil-Portugal, marcada para 28 de outubro, também na capital baiana.

A abertura do evento contou com as presenças do governador da Bahia, Jacques Wagner, e dos embaixadores de Portugal em Brasília, Francisco Seixas da Costa, e do Brasil em Lisboa, Celso Marcos Vieira de Souza.

Entre os convidados estão ainda o ex-presidente português Mário Soares, os presidentes do Banco Espírito Santo (BES), Ricardo Salgado, da Portugal Telecom, Henrique Granadeiro, da Confederação Internacional dos Empresários Portugueses, Miguel Horta e Costa, da Agência de Investimentos e do Comércio Externo de Portugal, Basílio Horta e o vice-presidente da TAP, Luiz Gama Mor.

Do lado brasileiro, participam o presidente da Fundação Pedro Calmon da Bahia, Ubiratan Castro, o embaixador Alberto da Costa e Silva, que presidiu a comissão organizadora das comemorações dos 200 anos da chegada da corte portuguesa ao Brasil, a presidente da Embratur, Jeanine Pires, o presidente da Odebrecht, Marcelo Odebrecht, e o responsável pela área internacional de biodiesel da Petrobras, Fernando Cunha.

Outras participações nesta quinta e sexta-feira são de Carlos Neves Ferreira, presidente do Instituto Diplomático do MNE, e Miguel Rugeroni, CEO da Espirito Santo Turismo, além de António Pargana, presidente da Câmara de Comércio de São Paulo, Antonio Pitta de Abreu, presidente da EDP Energias do Brasil e Paulo Dias, diretor Área Nordeste do Grupo Pestana.

A primeira edição do seminário "1808-2008 e o futuro das relações econômicas Portugal/Brasil" ocorreu em abril, em Lisboa, e contou com a presença do presidente português, Aníbal Cavaco Silva.

O material produzido nas duas partes do evento será reunido num livro pelo Ministério luso das Relações Exteriores. O evento do grupo BES conta com o apoio da TAP, Portugal Telecom, EDP e Câmaras de Comércio Brasil-Portugal, entre outros patrocinadores.

Deixe uma resposta