Castelo de Pombal reabre ao público com espaço multimídia

CasteloPombal_Leiria

Mundo Lusíada

A Câmara Municipal de Pombal promove no sábado, dia 12 de abril, a reabertura ao público do Castelo de Pombal, numa cerimônia que contará com a presença do Secretário português da Cultura, Jorge Barreto Xavier.

A intervenção insere-se numa política de regeneração urbana da Cidade de Pombal, cujo objetivo é a aproximação da população ao patrimônio histórico e cultural existente. A Recuperação e Revitalização do Castelo de Pombal e zona envolvente, visou contribuir para o reforço da atratividade da Cidade, através da preservação e valorização de um espaço de excelência, divulgou a Câmara.

Contando com financiamento em 85% por parte do Mais Centro, esta intervenção contemplou a recuperação e musealização da Torre de Menagem (intervencionada pela Direção Geral de Edifícios e Monumentos Nacionais), que sofreu obras de adaptação a espaço museológico. Foi também construída uma área de recepção aos visitantes, um espaço de multimídia, onde os visitantes poderão visualizar um filme em 3D sobre a história do castelo e da Cidade de Pombal, bem como a animação que conta a lenda do Mouro Al Palumbar, que, segundo a mesma, é a quem se deve o nome da cidade.

Segundo a Câmara, ocorreu ainda a recuperação da Praça de Armas, elemento, que a par da Torre de Menagem, ocupa um lugar central no interior do Castelo. Estes trabalhos compreenderam ainda a iluminação dos espaços do Castelo, bem como a sua sonorização e limpeza das muralhas.

Além do interior do Castelo de Pombal, o trabalho foi desenvolvido na Zona Histórica da Cidade, onde se encontra a Torre do Relógio Velho, classificada como Monumento Nacional e que se insere numa segunda intervenção ao abrigo da candidatura de requalificação do Castelo de Pombal. A candidatura para estas intervenções apresenta um valor de 480 mil euros, onde já está incluída a intervenção futura na Torre do Relógio Velho.

Durante as comemorações de reabertura, dias 12 e 13, destaque para o Mercado Medieval, animação de rua e espetáculos de fogo. O programa contempla ainda Desfile Medieval pelas ruas da cidade, cerimônia de entrega da chave do Castelo, e diversas outras atrações.

O Castelo de Pombal não tem uma data conhecida como precisa da sua construção. Estudiosos admitem que teria sido construído juntamente com outros na época da Reconquista cristã, no século XII, durante o reinado de D. Afonso Henriques (1112-1185), nesta cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Leiria.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: