Casa dos Açores de São Paulo realiza sua 11ª Semana Cultural

Por Antonio Tavares Arruda

Celebrando as belezas naturais dos Açores e do Brasil, a programação da 11ª Semana Cultural Açoriana, em outubro, adotou como tema neste ano “Açores, Natural, Naturalmente e Brasil Florão da América – Meio Ambiente, Vida e Beleza”.

Alunos das escolas Santa Marina, Bartolomeu Lourenço de Gusmão, Coronel Pedro Arbues e Colégio Santa Isabel realizaram performances artísticas sobre os tipos de poluição e os meios para que se possa evitar a degradação do meio ambiente, discorrendo ainda sobre ações de sustentabilidade que cada cidadão pode adotar como forma de contribuir para a preservação do planeta.

A programação incluiu ainda palestras sobre o meio ambiente proferidas por professores da Anhanguera Uniban – Unidade do Tatuapé, para as quais acorreram alunos daquela unidade de ensino superior.

Na parte musical do evento destacaram-se o coral Cantares do Basalto, da CASP, o Grupo de Forró Universitário Forryskyna, O quarteto  Quatro Ferros,  formado por jovens do Projeto Guri da Santa Marcelina Cultura, e o Grupo de Músicos de Viana, município do Estado do Espírito Santo, que foi colonizado por casais açorianos, que ali aportaram no inicio do século XIX.

Destaque ainda para a Tocata da CASP formada por jovens descendentes, que acompanhou o Grupo Musical de Viana, participando da gravação do CD Açorianidade Capixada, que resgata músicas do folclore açoriano, interpretadas com elementos da musica brasileira.

A 11ª Semana Cultural envolveu ainda duas exposições sobre o meio ambiente: uma realizada pela Soka  Gakkai Internacional, Ong internacional com origem no Japão,  que atua na conscientização dos povos e países, visando a proteção do meio ambiente e da cultura da paz. Outra com obras do eco escultor Carlos Gomes, que utiliza materiais reciclados para a realização de belíssimas eco esculturas.

Prestigiaram o evento o Vice Presidente da BSGI, Dr. Antonio Nakamura e a Chanceler Maria Fernanda Miranda, do Consulado de Portugal em São Paulo. Também estiveram presentes o Presidente Ricardo Matias e a Coordenadora Sandra Bessa, das Festas Sanjoaninas de 2013, divulgando esta grande festa popular da Ilha Terceira, que neste ano, deve contar com a participação mais intensa das comunidades açorianas dos EUA, Canadá e Brasil.

A Rádio e Televisão Portuguesa – RTP Açores, gravou o preparo de um prato da culinária açoriana e fez tomadas de paisagens da cidade de São Paulo, em especial da região da Avenida Paulista, e arredores, em especial as ruas Paim e Pamplona, cujos nomes homenageiam famílias açorianas que se instalaram na região no século XIX, e que, inclusive construíram a igreja do Espírito Santo, localizada na Rua Frei Caneca.

No domingo de encerramento, 28 de outubro, realizou-se o arraial açoriano, com brincadeiras e atividades de origem açoriana, comemorando-se também os 31 anos de existência do Grupo Folclórico da CASP, reunindo ex integrantes, alguns vindos de Natal – Rio Grande do Norte e do Rio de Janeiro, para celebrar a data com os atuais componentes do rancho.

O evento foi coroado de pleno êxito e contou com intensa participação do público interno e externo à comunidade açoriana de São Paulo, e contou, ainda, com um concurso de redação, com a participação de alunos da região, que também adotou como tema as belezas naturais das ilhas e do Brasil e os desafios da preservação do meio ambiente.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: