Bienal de Quadrinhos divulga resultado do concurso Publica! Saramago

Da Redação

Em celebração ao centenário do nascimento do escritor José Saramago, o Camões – Centro Cultural Português em Brasília e a Bienal de Quadrinhos de Curitiba, em parceria com o Flipoços – Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, promoveram concurso nacional de histórias em quadrinhos (HQs), ou banda desenhada em Portugal, com o projeto Bienal Publica! Saramago.

Foram selecionadas 15 HQs inéditas de artistas brasileiros, para compor uma publicação impressa, com a curadoria dos quadrinistas Luli Penna (Brasil) e Filipe Melo (Portugal). A escolha dos artistas das duas nacionalidades representa o compromisso do Camões Brasília em fortalecer a cooperação entre os países para a promoção da cultura e da língua portuguesa.

Segundo a organização, a seleção dos trabalhos se pautou principalmente pela originalidade e pelo caráter autoral
da interpretação da obra e da vida de José Saramago.

Esse critério foi aplicado tanto no que diz respeito à interpretação da obra quanto a sua tradução para a linguagem dos quadrinhos. Foi dada preferência a autores que, contando com a subjetividade que da seleção artística, “nos surpreenderam com uma visão singular” informa em comunicado.

“Esses critérios nos pareceram acertados para traduzir o espírito geral da obra de Saramago. Houve igualmente uma
preocupação em selecionar trabalhos que fizessem sentido enquanto um todo, de forma a criar uma publicação coerente e variada. Os representantes foram selecionados porque sentimos que, pela força dos trabalhos que apresentaram, melhor traduziram os objetivos e desafios do concurso – bem como o universo do autor português”.

A Embaixada de Portugal agradeceu a todos os artistas inscritos.

“Foram recebidas inscrições de artistas de dez estados brasileiros e ficamos impressionados com a qualidade e originalidade das propostas. Os curadores Luli Penna e Filipe Melo tiveram um trabalho árduo para a seleção de apenas 15 obras”.

Os trabalhos selecionados comporão a publicação impressa que será lançada oficialmente na programação do Flipoços 2022 – Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, que vai acontecer presencialmente de 3 a 11 de setembro. O Flipoços é parceiro da iniciativa e destaca, anualmente, um espaço para promoção e discussão da linguagem das HQs, e este ano a feira tem Saramago como o escritor homenageado.

Desde 2016 inserido no escopo de ações da Bienal de Quadrinhos de Curitiba, o projeto Bienal Publica! visa selecionar, através de edital público e aberto para artistas de todo o território nacional, trabalhos artísticos lançados em publicação coletiva, editada e distribuída pela Bienal. Neste ano, em edição especial, o projeto se une às iniciativas do Camões Brasília para celebrar o centenário de José Saramago.

Artistas selecionados:

NÃO INICIANTES
André Caliman
Caio Zero
Christofer F. G. Miranda
Kuíca
Milena Azevedo / Rafael Dantas
Rafael Calça
Robério Santos

INICIANTES
Beatriz de Miranda
Bianca Morais
Cavalcanti Jr
Dona Dora
Mateus Braz / Tatiana Torricillas
Pedro Nunes
Stephanie Gaddi Pollo
Ulisses Rodrigues

Artistas selecionados para participação no lançamento presencial na Flipoços:

NÃO INICIANTE
Kuíca
INICIANTE
Dona Dora

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: