Band fecha parceria com RTP na produção de novelas

Eulália Moreno/PNN

São Paulo – A emissora brasileira Bandeirantes firmou o primeiro acordo de co-produção de uma telenovela luso-brasileira com a RTP (Rádio e Televisão Portuguesa), uma iniciativa inédita nos dois países.

Os co-produtores decidiram investir na adaptação livre de três obras do escritor português Camilo Castelo Branco: “Amor de Perdição”, “Mistérios de Lisboa” e “O livro negro do Padre Dinis”.

A novela já tem o título escolhido: “Paixões Proibidas”. A história, em 160 capítulos, acontece em 1805 e se passa em quatro localidades diferentes: Lisboa, Coimbra, e no Rio de Janeiro, na capital e na pequena Vila de Resende.

Os vigorosos personagens de Camilo recebem uma nova leitura e um novo ambiente tropical pelas mãos do autor da adaptação, Aimar Labaki. Por parte da Band, a direção-geral da telenovela foi entregue a Ignácio Coqueiro. Na direção do projeto por parte da RTP está Virgílio Castelo, que também atuará como ator o próprio padre Dinis.

Entre os desafios dos co-produtores está o de realizar uma obra adaptada ao gosto do público brasileiro tanto quanto do público português, já que a exibição de “Paixões Proibidas” será praticamente simultânea e terá em seu elenco atores brasileiros e portugueses.

As gravações em exteriores serão realizadas nos dois países e as gravações em estúdio, no Rio de Janeiro. “Paixões Proibidas” integrará a programação especial que o Grupo Bandeirantes prepara para comemorar seus 70 anos de fundação e 40 anos de atividades em televisão, em 2007. Em Portugal, a RTP também incluiu a exibição da telenovela entre os programas que comemoram seu cinqüentenário, em fevereiro próximo.

Deixe uma resposta