Bahia é palco de lançamentos luso-brasileiros

Da Redação Salvador foi palco do lançamento de uma obra luso-brasileira, no último 13 de Setembro, no Gabinete Português de Leitura da Bahia. O livro "Portugueses na Bahia na Segunda Metade do Século XIX- Emigração e Comércio", de Tânia Gandon, foi promovido pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB, editora da obra, e pela Associação Comercial da Bahia.

Trata-se da segunda edição da obra publicada em Lisboa, em 1985, pela Secretaria de Estado da Emigração.

A escolha do Gabinete pelas duas instituições promotoras como local de lançamento, visou valorizar publicamente aquele espaço português, naturalmente vocacionado para a apresentação de um livro daquele teor. Na ocasião, estiveram presentes o Reitor da UNEB, Professor Lourisvaldo Valentim da Silva, e o Presidente da Associação Comercial da Bahia, Dr. Eduardo Morais de Castro.

No decurso do evento, a Diretora da Editora da Universidade do Estado da Bahia, Profª Nadja Nunes Bittencourt, lançou a ideia de promover, junto dos meios acadêmicos e universitários da Bahia, e envolvendo o Gabinete Português de Leitura, um projeto de pesquisa sobre a emigração portuguesa local, que fosse sucessivamente abrangendo as várias épocas, agora do século XX.  Na mesma ocasião a Editora da Universidade do Estado da Bahia fez o lançamento de uma obra do Cônsul-Geral de Portugal na Bahia, João Sabido Costa, "O Visconde de Cairu e o Brasil".

O livro centra-se na figura do pensador e precursor, em Portugal e no Brasil, da Ciência Econômica Moderna, José da Silva Lisboa, Visconde de Cairu, e no seu envolvimento nos acontecimentos históricos que vão da Chegada da Corte Portuguesa ao Brasil, em 1808, à independência, em 1822. 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: