Artista português abre exposições no Brasil

Mundo Lusíada

Divulgação

>> O artista português Tavares Manuell recebe de Maria dos Anjos o Prêmio Top Art, no Terraço Italia, na capital paulista.

Mais uma vez presente no Brasil, um artista plástico português, Tavares Manuell, veio ao país divulgar o seu trabalho em exposições já marcadas para São Paulo e Rio de Janeiro.

De 17 a 30 de junho, esteve aberta em São Paulo uma exposição do artista Tavares Manuell, intitulada "Expectativa e Reflexão" na ACM São Paulo, no bairro da Consolação.

Ainda na capital paulista, Tavares Manuell expõe até o dia 18 na CASACOR do Jockey Club de SP, onde segundo ele, também tem colaborando com a curadoria na galeria de arte, trabalhando junto com a curadora Maria dos Anjos, também diretora artística da Casa de Portugal de São Paulo.

Agora é a vez do público no Rio de Janeiro acompanhar o trabalho do artista português. No mês de julho, ele está expondo na Associação Italiana no Rio Janeiro. E a partir de 10 de agosto, estará com mostra aberta no SESC Ramos no Rio, com obras inéditas.

"Mais uma vez fui bem recebido" em São Paulo, diz o artista, citando que os brasileiros devem gostar do seu trabalho. "A recepção é maravilhosa, talvez por São Paulo ser o palco da cultura da América Latina, eu lhe chamo assim. Existe cultura em São Paulo e as pessoas a valorizam, tem muita gente aqui que adora e entende de arte. Falo com algum conhecimento de outros países" diz ele que já expôs em vários locais. "Eu próprio vivo mais a arte aqui em São Paulo que em qualquer outra cidade".

Natural de Campinho, Portugal, desde muito cedo evidenciou o seu fascínio pelas Artes. Formou-se na Sociedade Nacional de Belas-Artes em Lisboa, além de cursos no Atelier de Artes Camol D`Évora, Academia de Belas Artes Sant’Ana em São Paulo, Universidade Internacional de Lisboa, e outros.

O resultado de seus trabalhos artísticos está na participação em exposições nacionais e internacionais. Já expôs, além de Brasil e Portugal, na Espanha, França, Itália, Estados Unidos, Inglaterra, Hungria, Áustria, Eslováquia, Alemanha, Chile e outros.

Em seu currículo, Tavares já recebeu do Instituto Cultural da Fraternidade Universal, com sede na capital paulista, o Prêmio Top Art, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido nas artes plásticas. A cerimônia ocorreu no último 17 de abril, no Circolo Italiano em São Paulo.

Além disso, é membro da ANAP (Associação Nacional dos Artistas Plásticos) e da AIAP (Association Internationale des Artes Plastiques) UNESCO, e mantém forte vínculo com o Brasil.

"A maioria das premiações que tenho foi aqui no Brasil. A minha obra, o meu estilo é um pouco diferente dos artistas daqui, talvez influência da Europa" diz. Entre os prêmios recebidos no país estão o de 1º Lugar no Salão Brasileiro de Arte Sacra, São Paulo; Prêmio "Medalha de Prata" no 7º Salão de Artes Plásticas da Academia Brasileira do Meio Ambiente, do Rio de Janeiro; Prêmio de 1º Lugar na Bienal de Artes Plásticas – 510 Anos da Descoberta do Brasil, em São Paulo, dentre outros.

Por isso, o português Tavares Manuell foi convidado recentemente pelo Colege Arte de Belo Horizonte para representar o Município e o Estado de São Paulo num dos mais importantes eventos culturais de artes plásticas, o “XV CIRCUITO INTERNACIONAL DE ARTE BRASILEIRA – CIAB".

O evento aconteceu de 24 a 28 de maio, e ainda de 28 de junho a 09 de julho na Alemanha, na Galeria Berlin am Meer, e em Praga, República Tcheca, na Galeria Domen, com apoio Institucional do Ministério das Relações Exteriores e do Setor Cultural das Embaixadas Brasileiras destes países.

Na oportunidade, os artistas convidados mostram suas obras a críticos altamente conceituados, podendo os mesmos serem reconhecidos, projetando também o nome de sua cidade nos meios artísticos internacionais.

Para saber mais sobre o artista e seus trabalhos acesse o website: www.tavaresmanuell.com.

Deixe uma resposta